Ambientes Da Casa

Cozinha Moderna: Como Criar Um Ambiente Contemporâneo e Elegante

Tudo que você precisa saber para ter uma cozinha moderna.

    Anúncios

    Imagem: Jennifer Hughes

    O que é uma cozinha moderna?

    As cozinhas modernas são projetadas para serem funcionais e estilosas. Elas apresentam linhas elegantes e simples, e geralmente são de plano aberto, permitindo um melhor fluxo e movimento dentro do espaço. Uma característica bem comum são os aparelhos de última geração, com modelos que economizam energia e têm uma tecnologia inteligente que pode ser facilmente controlada por um tablet ou smartphone.

    Quando se trata de materiais, as cozinhas modernas geralmente incorporam o aço inoxidável, vidro e madeira que, combinados da forma correta, podem criar um efeito impressionante.

    Além de serem funcionais, essas cozinhas costumam ser vistas como o coração da casa para socializar com amigos e familiares, portanto recursos como ilhas de cozinha e balcões de café da manhã são utilizados com bastante frequência, caso haja espaço.

    Imagem: Pinterest

    Por onde começar?

    Em primeiro lugar, tenha clareza do seu orçamento. Isso vai te permitir priorizar materiais e elementos que vão fazer toda a diferença na hora de criar uma cozinha moderna.

    Um bom ponto de partida é entender o que funciona e o que não na sua cozinha atual. Leve em consideração seu estilo de vida: você cozinha muito? Tem crianças em casa? Uma boa cozinha precisa unir estilo com funcionalidade. Talvez você precise de mais espaço para armários e organização, ou uma ilha para melhorar o fluxo do ambiente e receber mais pessoas.

    A seguir, compartilhamos algumas ideias para se inspirar na hora de projetar uma cozinha moderna:

    1. Incorpore elementos minimalistas

    Um design moderno sempre apresenta linhas retas, formas simples e elementos minimalistas. Para conseguir esse efeito, evite móveis tradicionais que possuem muitos detalhes e ornamentos, pois isso vai deixar sua cozinha com um aspecto confuso. Armários planos, bancadas sem adornos e metais elegantes são a marca registrada de uma cozinha moderna.

    O aspecto minimalista também se mostra em uma paleta de cores limitada, o que cria uma aparência organizada e simplificada.

    A ideia é criar um espaço que seja funcional e livre de enfeites desnecessários, mas que ainda assim traga personalidade e estilo ao ambiente.

    Imagem: Pinterest

    2. Selecione os materiais corretos

    O design de uma cozinha moderna é caracterizado por um foco em materiais elegantes e simples que unem funcionalidade com durabilidade.

    Materiais comumente utilizados são o aço inoxidável, quartzo, vidro e concreto. O aço inoxidável é uma excelente opção porque tem uma aparência limpa e contemporânea, além de ser resistente a manchas e corrosões. Bancadas de quartzo e concreto são muito populares por não precisarem de muita manutenção (diferente do mármore, por exemplo), além de serem facilmente integrados a estética moderna. Já o vidro costuma ser utilizado em backsplashes ou portas de armários para criar uma superfície reflexiva que traz profundidade e luz ao espaço.

    Imagem: Pinterest

    Como Escolher a Cor Certa Para o Seu Sofá

    Escolher a cor certa para o seu sofá pode ser uma tarefa desafiadora.

    3. Utilize prateleiras abertas

    Prateleiras abertas se tornaram uma tendência nos últimos anos, pois passam uma imagem de simplicidade e minimalismo, e te permitem exibir items como pratos, copos, livros de receitas e outros items de cozinha de uma maneira bonita. Além disso, te permitem ter acesso aos items que você usa com mais frequência, tornando o ato de cozinhar muito mais agradável e conveniente.

    No entanto, é importante lembrar que as prateleiras requerem cuidado regular para estarem sempre organizadas e limpas, já que os items estarão expostos a poeira e gordura.

    Elas podem ser feitas de materiais como a madeira, o metal, o vidro e o mármore.

    Imagem: Obumex

    4. Use a tecnologia a seu favor

    O uso da tecnologia dentro de casa revolucionou a maneira como cozinhamos e vivemos. Com os avanços em eletrodomésticos, é possível criar uma cozinha totalmente automatizada que ainda seja esteticamente bonita. Vários utensílios domésticos já podem ser totalmente controlados de um celular e até mesmo ativados por voz, sem que você precise fazer nada.

    Alexa, o que temos para o jantar de hoje?

    Imagem: Amazon

    5. Pense em eficiência energética

    A tecnologia facilitou a incorporação de recursos de sustentabilidade e economia energética na cozinha, como torneiras que economizam água e geladeiras que consomem menos energia. Tudo isso permite que você crie uma cozinha que, além de elegante, também é mais ecológica e prática.

    Instale lâmpadas que reduzem o consumo de energia, como o LED, por exemplo. Além de economizar, elas adicionam um toque moderno à sua cozinha.

    Imagem: Pinterest

    Decoração de Cozinha: Ideias e Soluções Criativas

    Aprenda a deixar sua cozinha organizada e cheia de personalidade.

    6. Traga personalidade para o seu ambiente

    É importante saber os aspectos essenciais na hora de criar uma cozinha moderna, mas lembre-se que esse espaço é seu! Portanto, não tenha medo de adicionar um toque de personalidade na sua cozinha. Algo que destaque seu ambiente, como armários escuros, um backsplash diferente ou uma obra de arte inesperada criam identidade e tornam sua cozinha única.

    Também é importante considerar o layout e a funcionalidade da cozinha para garantir que ela reflita sua personalidade e estilo de vida. Por exemplo, uma estação de café pode adicionar um toque pessoal sem deixar de lado o estilo moderno.

    Com um pouco de criatividade e vontade de pensar fora da caixa, é possível criar uma cozinha que é só sua.

    Imagem: Eye Swoon

    7. Mantenha a organização em dia

    A organização é a chave para uma cozinha bonita e eficiente, especialmente na estética moderna onde superfícies livres de desordem fazem toda a diferença no visual final. Hoje em dia existem vários recursos que podem ser incorporados ao design para aprimorar a forma como você utiliza sua cozinha, como armários retráteis, gavetas com várias camadas de armazenamento, etc.

    IKEA Austrália

Em Alta

content

Como Transformar Sua Casa Em Uma Casa Inteligente

Conheça os Segredos de uma casa Inteligente e surpreenda-se com a tecnologia que está mudando o modo como vivemos

Continue lendo
content

Dicas Para Organizar A Casa

Organizar a casa pode parecer uma tarefa tediosa e cansativa, mas na verdade é uma das melhores coisas que você pode fazer por si mesmo. Quando a casa está organizada, tudo fica mais fácil e menos estressante. Você se sente mais produtivo e motivado para realizar outras tarefas em sua vida.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

28 incríveis Modelos De Cozinha Americana

Cozinha americana é um estilo de design de interiores que se refere a uma cozinha aberta para a sala de estar ou sala de jantar; a ideia é criar um espaço mais integrado e fluido, portanto mais harmônico

Continue lendo
content

5 Dicas De Decoração Para Quartos

Crie o quarto dos seus sonhos, onde beleza e conforto se encontram em perfeita harmonia."

Continue lendo