Dicas para montar um cinema em casa

Criar um cinema em casa parece uma ideia complexa, mas acredite, pode ser mais fácil do que se imagina. Com alguns recursos tecnológicos ao seu favor instalados em um espaço confortável, é possível reunir a família para maratonar séries e assistir longa metragens com todo aconchego que sua própria sala pode te oferecer.

Dicas para montar uma cinema em casa

Seja na própria sala de estar ou um dormitório predestinado só para esta finalidade, montar um cinema em casa exige alguns poucos recursos que farão toda a diferença.

Iluminação

JOTA BARBOSA

Garantir uma iluminação prática e com luz indireta não é necessariamente uma regra, mas pode ajudar na criação do clima perfeito para a sua sala de cinema. Uma luminária de chão ou de mesa, acomodada em uma mesa lateral ao lado do sofá colaborará para aquela pausa para ir ao banheiro, pegar uma pipoca ou bebida na cozinha, ou amenizar a escuridão caso a ideia não seja assistir um filme com a luz totalmente apagada (nem todo mundo gosta de assistir filme de terror as escuras, não é mesmo?).

TV ou projetor

Uma TV com boa resolução ou um projetor são os elementos principais para compor um cinema em casa. Nos dias atuais, é interessante também que esta televisão seja Smart, para comportar seus streamings preferidos, ou que tenha um aparelho que espelhe o celular na televisão, como um Chrome Cast ou um Fire TV Stick.

Um bom sofá

PEDRO FELIX

Aqui devemos levar em conta o espaço em que será instalado o cinema em casa: se for na sala de estar, é importante que o sofá se adeque tanto para receber convidados como para descansar em frente à TV. Claro que o seu tamanho também deve ser escolhido de acordo com a metragem da sala, para que não atrapalhe a circulação. Mas caso o cinema em casa seja montado em um dormitório só para esta finalidade, há a liberdade de pensar fora da caixa: poltronas personalizadas, pufes ou sofás com encosto e assento retráteis são ótimas opções.

Cortina / blackout

Para que você não fique com a limitação de só assistir o seu filminho ou sua série preferida somente a noite, invista em uma boa cortina blackout para que a claridade do dia não influencie negativamente a qualidade de imagem de sua TV ou projetor. Há diversas opções no mercado que se adequam ao seu espaço, porta de varanda ou janela, e os preços também são dos mais diversos.

Som

Um home theater ou soundbar são as cerejas do bolo que o seu projeto precisa (caso seja uma sala pequena, este item pode se tornar dispensável, caso a sua TV tenha uma boa caixa de som). Se tratando da primeira opção, há um leque de possibilidades, desde o sistema embutido em painéis e no teto rebaixado, como também aparelhos com caixas avulsas que podem ser espalhadas como preferir pelo cômodo.

Com esses recursos garantidos, é só estourar a pipoca, se acomodar no seu assento, e dar o play naquele filme que você tanto esperou sair das grandes salas, diretamente para a sua casa.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.