Segurança do Trabalho: Veja Dicas de Importância e Prevenção

Segurança do Trabalho

Segurança do Trabalho – Segundo dados divulgados pelo Observatório Digital de Segurança e Saúde Ocupacional, cerca de 97 mil trabalhadores da construção civil sofreram algum tipo de acidente por falta de segurança no trabalho na última década.

Destes, 2.666 trabalhadores infelizmente perderam a vida.

Segundo informações do Ministério do Trabalho e da Organização Internacional do Trabalho, o Brasil ocupa o segundo lugar entre os países do G20 com maior índice de acidentes de trabalho, depois do México.

No entanto, a maioria desses acidentes pode ser facilmente evitada com medidas simples de segurança no local.

Dada a importância deste tema, disponibilizamos as seguintes informações e orientações para auxiliar trabalhadores e empregadores na prevenção de acidentes de trabalho, consulte:

Os acidentes mais comuns em canteiros de obras

1. Lesão por Esforço Repetitivo

Conhecidas como RSI, as lesões por esforços repetitivos são uma das razões mais comuns pelas quais os trabalhadores deixam os canteiros de obras. Esse tipo de lesão é causada por movimentos repetitivos e sustentados, principalmente dores e inflamações que afetam músculos, tendões e nervos.

2. Caindo de uma altura

A queda de altura é outra grave consequência da falta de segurança no trabalho e, infelizmente, uma das maiores causas de morte entre os trabalhadores da construção civil. A prevenção, no entanto, é simples. Por exemplo, o uso de equipamentos de segurança e a manutenção de andaimes são alguns dos cuidados que devem ser tomados nesta situação.

3. Objetos caindo

A queda de objetos também é uma das principais causas de acidentes de construção. Portanto, o uso de equipamentos de segurança, como capacetes, é essencial para garantir a integridade do trabalhador.

4. Picadas de insetos e animais peçonhentos

Cobras, aranhas, escorpiões e outros animais peçonhentos também podem causar acidentes de trabalho. Para evitar isso, é importante usar equipamentos de segurança como luvas e botas de borracha.

5. Exposição ao ruído

Em alguns tipos de trabalho, os trabalhadores podem estar expostos a níveis de ruído nocivos normalmente acima de 85 decibéis. Essa exposição pode causar tudo, desde dores de cabeça até perda auditiva completa. Nesse caso, a empresa responsável pela obra deve fornecer aos funcionários os equipamentos necessários, como protetores auriculares, além de adotar as medidas de proteção auditiva recomendadas pelo Ministério do Trabalho.

6. Impacto do Veículo

Caminhões, tratores e empilhadeiras devem estar sempre atualizados, e os trabalhadores responsáveis ​​pela operação desses veículos devem ser treinados e utilizar equipamentos de segurança.

7. Choque elétrico

Choques elétricos também são comuns em canteiros de obras. Portanto, apenas um eletricista profissional pode fazer conexões e trabalhar na rede. O uso de equipamentos de segurança também é importante.

8. Corte

Muitos trabalhadores acabam com ferimentos graves por cortes e rasgos, principalmente devido ao uso incorreto e incorreto de máquinas no trabalho. Para evitar tais acidentes, os trabalhadores devem ser treinados e garantir que os equipamentos de segurança sejam utilizados de acordo com a função desempenhada.

9. Quedas e escorregões

Quedas e escorregões podem não representar um grande risco para os trabalhadores, mas em alguns casos, tais acidentes podem resultar em ossos quebrados e outros problemas de saúde. A organização do canteiro de obras é uma das principais medidas para evitar tais acidentes.

Qual a importância da Segurança do Trabalho?

1. Reduzir acidentes

Sem dúvida, a redução de acidentes é um dos principais motivos para a adoção de medidas de segurança no trabalho. Ao cumprir os regulamentos, o risco de doenças e acidentes é significativamente reduzido.

2. Maior produtividade

A redução de acidentes e o uso de equipamentos de segurança aumentam a produtividade do trabalhador, pois ele se sente mais confortável, confiante e disposto a realizar as atividades pelas quais é responsável.

3. Benefícios do trabalhador

O cuidado do empregador para os trabalhadores também proporciona benefícios e uma melhor qualidade de vida no trabalho. Esse cuidado cria um ambiente mais saudável, produtivo e harmonioso para todos.

4. Reduzir custos

A demissão de trabalhadores por acidentes e doenças ocupacionais impõe custos significativos aos empregadores, sem falar em potenciais processos trabalhistas decorrentes de acidentes. Para evitar esses custos e garantir o bem-estar dos trabalhadores, a segurança no trabalho é primordial.

5. Boa imagem da empresa

Uma empresa que se preocupa com o bem-estar de seus colaboradores é bem vista pela sociedade e pelos clientes. Portanto, isso afeta a reputação e a credibilidade da empresa.

Continue lendo mais sobre banheiro:

Maneira simples de deixar o seu banheiro luxuoso

20 fotos de porta de correr para banheiro

12 Dicas para planejar o banheiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.