O vidro é um dos substratos mais desafiadores para colagem quando se trata de adesivos hot melt e não hot melt.
Ao contrário de outros materiais, o vidro não possui costuras de suporte de carga.
Portanto, você provavelmente está trabalhando para concluir um projeto que deve enfrentar os desafios do meio ambiente. O vidro deve ter uma ligação invisível e sem falhas o tempo todo.
Escolher o cola certa desempenha um papel crucial na colagem de vidro. O adesivo que você escolher dependerá se você deseja colar o vidro com um vidro ou com outro substrato.
O adesivo deve criar uma ligação à prova d’água que não se encaixe sob pressão multidirecional nos próximos anos.
Tipos de adesivos de colagem de vidro
Este guia de cola de vidro da craft-art.com irá ajudá-lo a escolher o adesivo certo para o seu trabalho de colagem de vidro.
Continue lendo para acompanhar:
Pistolas e bastões de cola quente
A pistola de fusão a quente é uma das ferramentas adesivas de vidro mais preferidas usadas para aplicar cola de fusão a quente ao vidro.
A pistola derrete cola plástica com um mecanismo de aquecimento embutido, e o gatilho ajuda a derramar uma pequena quantidade de cola hot melt com precisão no vidro.
A ferramenta é muito útil em situações em que o foco está nos cortes e na eliminação de cordas e trilhas.
As pistolas de fusão a quente são usadas principalmente em espaços estreitos durante a marcenaria, azulejos do banheiro, embalagens e instalações de cozinha.
Adesivos de Silicone
Um selante de silicone é um adesivo líquido que parece um gel. Está disponível em uma ampla variedade de formas, como grau elétrico, multiuso e alta temperatura.
A aplicação de um adesivo de silicone pode ser feita por meio de dispositivos de extrusão de nível comercial, pistolas de cola para serviços pesados ou artesanais e ferramentas de calafetagem portáteis.
Um adesivo de silicone é uma combinação perfeita para colagem de vidro, pois o vidro não encolhe ou estica tão facilmente quanto a madeira ou alguns outros materiais.
A natureza flexível do silicone se presta perfeitamente a ligações de alta tensão em aplicações de vidro rígido.
Como um dos adesivos mais poderosos, o silicone com sua alta flexibilidade e longo tempo de cura é uma combinação muito melhor para aplicação em vidro, motores de automóveis e outras aplicações sólidas, mas flexíveis.
As excelentes propriedades de resistência às intempéries, à prova d’água e ao mofo do silicone o tornam muito útil na aplicação de aquários de madeira, plástico e vidro, janelas e instalações de banheiros .
O adesivo é excelente para vidro e outros substratos se você souber qual tipo de adesivo de silicone usar.
Silicones
Esses adesivos contêm ácido acético e curam rapidamente. Os silicones acetoxi aderem muito bem a uma ampla variedade de substratos padrão.
Enquanto alguns adesivos de acetoxi podem danificar a eletrônica e ser corrosivos em algumas aplicações, existem outros que são biocompatíveis.
Por isso, eles são usados na fabricação de dispositivos médicos.
Silicones de cura neutra
Esses adesivos incluem oxima e alcoxi, que por sua vez liberam metiletilcetoxima e álcool durante o processo de cura.
Ao contrário dos adesivos acetoxi, eles não são corrosivos e adequados para aplicações eletrônicas.
Adesivos de fusão não a quente para colagem de vidro
Uma cura epóxi ocorre após uma reação exotérmica reticular polímeros.
As alterações feitas na composição química, temperatura e outros catalisadores podem ajustar as propriedades desse adesivo não hot melt e torná-lo adequado para praticamente qualquer aplicação.
Portanto, a cola epóxi é uma das colas mais versáteis para aplicação em vidro e uma variedade de outros substratos.
Os epóxis de duas partes são curados a uma temperatura mais baixa em oposição aos epóxis de uma parte.
Os epóxis de duas partes são superiores, pois oferecem estabilidade, resistência à temperatura e menor tempo de cura.
Além disso, um epóxi de duas partes pode ser desenvolvido para ser preciso. Portanto, eles também são perfeitamente adequados para uso em aplicações de vidro.
O adesivo altamente estável oferece resistência contra produtos químicos agressivos e calor extremo. Assim, é uma excelente solução para aplicação em equipamentos aeroespaciais e médicos.
Além disso, o epóxi pode ser projetado para resistir à degradação causada pelo clima, oxigênio, água, petróleo, óleos lubrificantes, álcool, soluções salinas e ácidos suaves, etc.
Super cola
O cianoacrilato , popularmente conhecido como supercola, presta-se à aplicação em uma ampla variedade de substratos.
O adesivo não derretido é a escolha perfeita para aplicação no vidro, pois fornece uma ligação durável, transparente e à prova d’água.
A cola está disponível com viscosidade variável. Como resultado, pode servir a um propósito em várias situações.
Ele pode ser usado em uma linha de produção onde a cola precisa ser colocada em segundos ou minutos.
A supercola pode ser facilmente manipulada em meio a uma instalação delicada.
Uma das propriedades únicas da supercola é que ela pode criar ligações tão frágeis quanto o vidro ao qual está sendo colada.
A cola tem uma textura emborrachada ou plastificada que exibe uma ligação muito flexível e duradoura.
Deve-se notar que a supercola funciona melhor em situações de tração em vez de situações de compressão.
Portanto, deve-se evitar o uso de supercola em situações de alto impacto e usá-lo para aplicações delicadas onde a clareza é um critério importante.