5 programas de pc desenho de plantas de casas gratuitos em português

Programas de desenho de plantas de casas

Programas de desenho de plantas de casas –  Os planos habitacionais fornecem ferramentas de planejamento residencial auxiliadas por computador. Os usuários podem projetar salas, reproduzir decorações ou organizar a colocação de móveis. Os programas podem ser categorizados pelo número de recursos disponíveis: alguns permitem que você faça um tour simulado da planta, enquanto outros oferecem a oportunidade de testar um palpite em 2D ou 3D.

A interface visual dos aplicativos é totalmente em português, e alguns oferecem programas pagos para acessar recursos adicionais. Encontre abaixo o melhor software para sua casa.

A lista a seguir apresenta cinco opções de Programas de desenho de plantas de casas

1. Sweet Home 3D

Sweet Home 3D requer um rápido registro para acessar um fórum online ou baixar um programa de desktop. Um pré-requisito para a execução do programa é que o Java Web Start versão 6 ou superior seja instalado em um PC.

Com ferramentas de edição arquitetônica de raiz ou redesenho de modelos de projetos cadastrados, o aplicativo renderiza simultaneamente duas áreas: a primeira com 2D, a edição, e a outra com simulação 3D em tempo real.

A ferramenta oferecer opções para criar vídeos de maquetes e tours — Foto: Divulgação/Sweet Home 3D
A ferramenta oferecer opções para criar vídeos de maquetes e tours — Foto: Divulgação/Sweet Home 3D

SketchUp é uma ferramenta de modelagem 3D disponível como um programa de desktop ou navegador de Internet. A interface intuitiva mantém um painel de comandos com uma série de descrições didáticas de cada aspecto do aplicativo.

O curso SketchUp é totalmente português e o software atende pessoas comuns e profissionais com uma série de exemplos de tamanhos, vários recursos e uma variedade de opções gráficas.

O SketchUp fornece uma biblioteca de projetos onde os usuários podem compartilhar modelos criados, contendo um repositório gratuito de vários modelos 3D que eles podem experimentar. O programa oferece quatro tipos de licença remunerada: pessoal, ensino fundamental e médio, ensino superior e emprego. Cada tipo inclui aplicativos com diferentes serviços de nuvem e recursos adicionais, dependendo do nível de experiência do usuário.

O SketchUp oferece versões pagas para diferentes tipos de usuários — Foto: Divulgação/SketchUp
O SketchUp oferece versões pagas para diferentes tipos de usuários — Foto: Divulgação/SketchUp

3. pCon Planner

O PCon Planner é um programa de desktop com recursos completos em português. A interface visual mostra áreas que reproduzem diferentes ângulos e ideias de projeto, destacando melhor a forma e o tamanho de cada item.

Os aplicativos são exibidos em guias com miniaturas com comandos curtos, facilitando a compreensão dos comandos pelos usuários. No entanto, a falta de ensino acaba exigindo mais tempo para as pessoas comuns se acostumarem com os recursos.

As opções de construção e decoração do pCon Planner são muito simples e os usuários registrados usam um serviço de navegação de biblioteca com centenas de programas. O sistema permite importar fotos externas ou fazer seus próprios móveis e itens decorativos, você pode enviá-los para o repositório do desenvolvedor.

O pCon Planner permite importar modelos de outros usuários — Foto: Divulgação/pCon Planner
O pCon Planner permite importar modelos de outros usuários — Foto: Divulgação/pCon Planner

4. Planoplan

Com versão desktop e browser, o Planoplan é um modelo intuitivo, eficiente e flexível. A interface simples procura recursos em abas e ícones e possui recursos e localizador de objetos. O programa possui um editor bidimensional que ajuda a planejar locais e decorar paisagens, e outra abordagem 3D é uma ferramenta de renderização que fornece formas e acabamento de plantas.

A opção 3D também ativa uma simulação tridimensional do roteiro Planoplan, que permite capturar, filmar e interagir com os locais para melhorar a apresentação e a programação. A plataforma não requer muita conexão com a internet ou memória do PC, mas a versão gratuita é limitada. Somente usuários do programa Pro podem habilitar tours, modo de simulação e recursos caros.

Com um sofisticado sistema de renderização, o programa só permite simulação e gravações de vídeo em sua versão paga — Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro
Com um sofisticado sistema de renderização, o programa só permite simulação e gravações de vídeo em sua versão paga — Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro

5. Mooble

Produzida por engenheiros brasileiros, a ferramenta de modelagem Mooble é fácil e prática de usar. A interface mostra os botões e abas de layout para compilar uma planta de casa, pintar paredes ou selecionar pisos e decorar espaços com móveis.

Ideal para a criação de modelos em 2D e 3D, a plataforma oferece recursos para cálculos de orçamento, tours em vídeo, fotografia, arquivamento em diversos formatos de arquivo ou compartilhamento de projetos por meio de mensageiros ou fóruns.

O Mooble também oferece um grande repositório online de projetos compartilhados por outros usuários, permitindo que você visualize planos, comente, importe e personalize-os. A versão Pro da ferramenta permite simular um tour tridimensional, com suporte visual real, e permite ativar notificações de acesso para projetos ou criar programas de acesso privado.

O ambiente da plataforma permite alternar facilmente entre 2D e 3D, bem como navegar no modo simulação — Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro
O ambiente da plataforma permite alternar facilmente entre 2D e 3D, bem como navegar no modo simulação — Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe TecThudo

CONTINUE LENDO O NOSSO CONTEÚDO:

Cozinha gourmet, você sabe o que é?

Como organizar a casa: 20 dicas para manter a casa sempre arrumada

Dicas Fáceis De Organização | Como Fazer Colmeia Organizadora em 6 passos

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.