Portão de ferro: conheça as principais características e aberturas

Portão de ferro

Portão de ferro – Escolher o modelo de porta para a casa pode parecer fácil, mas não é. Existem vários pontos que precisam ser analisados ​​antes de decidir por um modelo ou outro. Uma das primeiras coisas a se pensar é de que material o portão será feito. Existem vários modelos disponíveis no mercado, sendo os mais comuns ferro, madeira, aço e alumínio.

O material tem vantagens e desvantagens a serem consideradas. Por isso, é importante considerar o estilo de construção, quanto você pode gastar no portão, que manutenção pode ser feita e que tipo de abertura e espaço está disponível. Ainda precisa ser analisado se o portão ficará exposto ao sol ou à chuva. Tudo isso afetará a escolha do material mais adequado.

Mas no post de hoje falaremos exclusivamente sobre o portão de ferro e suas principais propriedades. A principal vantagem deste tipo de portão é o preço. O ferro é um material barato e, dependendo do modelo, pode ser a opção mais barata entre todos os materiais.

Escolher o modelo de porta para a casa pode parecer fácil, mas não é. Existem vários pontos que precisam ser analisados ​​antes de decidir por um modelo ou outro. Uma das primeiras coisas a se pensar é de que material o portão será feito. Existem vários modelos disponíveis no mercado, sendo os mais comuns ferro, madeira, aço e alumínio.

O material tem vantagens e desvantagens a serem consideradas. Por isso, é importante considerar o estilo de construção, quanto você pode gastar no portão, que manutenção pode ser feita e que tipo de abertura e espaço está disponível. Se o portão será exposto ao sol ou à chuva ainda precisa ser analisado. Tudo isso afeta a escolha do material mais adequado.

Mas no post de hoje falaremos exclusivamente sobre o portão de ferro e suas principais propriedades. A principal vantagem deste tipo de portão é o preço. O ferro é um material barato e, dependendo do modelo, pode ser o mais barato de todos os materiais.

Sistemas de abertura para portões de ferro
É importante avaliar qual sistema de abertura é utilizado no portão de ferro. As oficinas domésticas devem levar em consideração as dimensões do veículo e a amplitude de movimento.

Os modelos mais comuns são deslizantes, basculantes, rolantes e dobráveis. Para espaços pequenos, a abertura articulada é a mais indicada, seguindo o antigo e tradicional modelo de abertura e fechamento, semelhante a uma porta comum. Este modelo pode até ser utilizado em qualquer projeto.

As portas basculantes também são indicadas para áreas com pequena abertura, estes modelos geralmente são automatizados. Já os de correr, precisam de espaço lateral para permitir que a folha do portão deslize livremente e sem interferir no pavimento vizinho. Este modelo é mais adequado para portões maiores.

Há também a opção de usar o portão de rolos. Têm a vantagem de não ocuparem quase nenhum espaço, libertando a zona da garagem para outros fins. Esteticamente, porém, este modelo deixa muito a desejar.

10 modelos de projetos com portão de ferro

FOTO 1 – Portão de ferro alto e majestoso para receber moradores e visitas.

Portão de ferro alto e majestoso

FOTO 2 – Desenhos delicados no portão vazado de ferro.

Desenhos delicados no portão de ferroO portão, que pode ser aberto de um lado, foi realçado pelo padrão de filigrana na chapa de ferro. A cor preta trouxe elegância ao portão.

FOTO 3 – Portão social de ferro permite visualizar todo o interior da casa.

Portão social de ferro
Especialistas em segurança recomendam não fechar completamente o portão da casa, mas de preferência como na foto, onde é possível ver o interior da casa.

FOTO 4 – Pergolado de ferro acompanha o mesmo desenho vazado do portão.

Pergolado no mesmo estilo do portão de ferro

FOTO 5 – Portão de chapa de ferro e grades para completar a fachada.

Portão de chapa de ferro e gradesA segurança desta casa era uma prioridade. A chapa de ferro no portão garante a proteção da garagem, enquanto as grades impedem a entrada de estranhos no apartamento. As plantas trepadeiras tornam a casa mais amigável e menos séria.

FOTO 6 – Baixinho e de correr, esse portão de ferro se destaca pela originalidade do seu desenho.

Portão de ferro original

FOTO 7 – Pintura marrom no portão de ferro deixa o material mais próximo da madeira.

Pintura marrom no portão de ferro

FOTO 8 – Portão de ferro simples para a garagem e para a entrada social.

Portão de ferro simples

FOTO 9 – Portão baixo e todo vazado exibe e realça a arquitetura da casa.

Portão de ferro baixo vazado

FOTO 10 – Ferro, granito e madeira compõe a entrada dessa casa.

Ferro, granito e madeira na fachada da casa

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.