O que é uma casa estilo chalé?

O que é uma casa estilo chalé

Mesmo que você não seja um especialista em arquitetura de poltronas, provavelmente poderá identificar uma casa em estilo de chalé quase instantaneamente. Também conhecidas como Chalés Alpinos ou Suíços, essas casas de madeira foram projetadas para áreas rurais com terrenos irregulares, tornando-as ideais para casas de férias ou residências primárias para quem busca um espaço cavernoso e charmoso em um ambiente rural.

O que é uma casa estilo chalé?

Casa De Toras, Registro, Cabine, Casa, Cabana, Rústico


Uma casa em estilo chalé é uma casa de inspiração europeia, conhecida por telhados inclinados, construção simplista e design descomplicado, e é uma visão comum em resorts de esqui nas montanhas, comunidades à beira do lago e pontos de férias onde a principal atração é a maravilha de grandes ao ar livre.

O que faz uma casa estilo chalé?

As casas de estilo chalé são possivelmente mais conhecidas por seu perfil dramático e triangular , com telhados dramaticamente inclinados e beirais salientes, e geralmente são cobertos com telhas de madeira. Esses telhados são ideais para climas frios, pois sua inclinação evita que grandes quantidades de neve se acumulem no topo da casa.

Por terem sido inicialmente projetados para serem construídos em terrenos íngremes e irregulares, os chalés tradicionais têm um tamanho pequeno e compacto, o que minimizou a quantidade de escavação necessária para a construção. No entanto, graças às modernas técnicas e materiais de construção, os chalés de hoje vêm em todos os tamanhos e podem ser projetados para acomodar famílias numerosas.

Refletindo sua herança alpina, as casas de estilo chalé são construídas com materiais naturais, que são deixados expostos e não adulterados para se adequarem ao ambiente bucólico. As fundações são quase sempre feitas de pedra ou cimento, e se o chalé for construído em terreno inclinado, a fundação ficará exposta no lado de baixo.

A casa em si é construída principalmente de madeira que, além de ser tratada para resistir aos elementos, é deixada inacabada. A cor de um chalé depende do tipo de madeira com que é construído, os chalés históricos utilizam madeira nativa do entorno, mas graças aos avanços no transporte e à globalização da construção civil, os chalés podem ser construídos com todo tipo de madeira importada de todo o mundo.

Embora alguns proprietários possam optar por pintar sobre a madeira exposta, a maioria dos chalés que você encontrará no mercado imobiliário segue as antigas tradições de design europeu .

As casas em estilo chalé têm quase sempre dois andares e muitas janelas que enchem a casa de luz natural. Essas janelas também são destinadas a fornecer vistas estelares dos arredores do chalé, unificando o interior com o exterior.

O interior de uma casa de estilo chalé é de conceito aberto , criando a atmosfera acolhedora que se pode associar a uma estação de esqui. A sala principal geralmente possui uma lareira interna, que aquece naturalmente a sala principal e ajuda a compensar qualquer ar frio que possa entrar pelas grandes janelas panorâmicas do chalé.

Embora os chalés geralmente tenham uma área pequena, seus tetos abobadados fazem a casa parecer ampla e espaçosa. Muitos chalés têm lofts que se erguem acima da grande sala, que podem ser convertidos em quartos , escritórios domésticos ou um aconchegante espaço semi-privado destinado a um relaxamento tranquilo.

Suíça, Chalé, Valais, Betmeralp, Casa, Alpes, Panorama

Exteriores:

  • Telhado inclinado, de duas águas
  • Beirais suspensos
  • Fundação de pedra ou concreto
  • Enquadramento de madeira
  • Madeira natural exposta
  • Interiores:
  • Espaço de vida de conceito aberto
  • Tetos altos abobadados
  • Lareira
  • Grandes janelas de imagem

A história das casas estilo chalé

A primeira documentação histórica da palavra “chalet” data de 1328 e descrevia as cabanas simples e rudimentares construídas por agricultores no Cantão de Vaud, na Suíça. Durante a maior parte da história, o termo “chalet” se referia a qualquer pequena casa encontrada nas montanhas.

O design do chalé com o qual estamos familiarizados surgiu em meados do século 19, e não foi construído por suíços, mas sim por visitantes franceses e ingleses da Suíça que se inspiraram na arquitetura local.

Esses visitantes voltaram para seus países de origem com ideais romantizados de chalés suíços e começaram a construir versões ornamentadas, embora não particularmente precisas, das casas que admiraram durante suas viagens.

À medida que o estilo de chalé cresceu em popularidade, várias empresas suíças começaram a oferecer plantas de chalés em catálogos, permitindo que pessoas de todo o mundo construíssem seus próprios chalés suíços.

Os catálogos apresentavam uma variedade de designs básicos que podiam ser personalizados com inúmeros detalhes e floreios, resultando nas casas em estilo pão de gengibre altamente ornamentadas que agora associamos ao estilo chalé.

Na América, os chalés se tornaram populares na Nova Inglaterra no final do século 19, onde se encaixam perfeitamente com o clima frio, com neve e muitas vezes severo. Como é o caso de outros estilos de casas nascidas na Nova Inglaterra (como bangalôs), os chalés gradualmente começaram a aparecer em todo o país, principalmente nas regiões montanhosas do Colorado.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.