4 Formato da mesa de jantar

Formato da mesa de jantar

Formato da mesa de jantar – Peça fundamental nas cozinhas e salas de jantar, com o passar dos anos a mesa ganhou modelos, cores e formas diferentes. É o aspecto do formato que levanta dúvidas entre as casas em reforma. Como escolher o formato de mesa de jantar ideal para sua casa?

Para fazer uma compra certeira, é preciso analisar alguns critérios, pois nem todo formato de tabela corresponde a um tipo específico de ambiente. Mas confie em mim, essa definição é mais simples do que parece, especialmente se você confiar em nossos truques escolhidos. Pronto para comprar sua nova mesa?

4 Formas de Mesa de Jantar e Suas Recomendações

Existem quatro mesas mais populares no Brasil: retangular, oval, redonda e quadrada. Fazer escolhas com base apenas no design não é uma boa ideia, pois cada mesa possui características específicas que afetam a usabilidade e a mobilidade dos ocupantes da casa. Vamos ver os detalhes!

Mesa retangular

Sem dúvida, a forma mais popular de mesa de jantar é a retangular. Esse tipo de mesa é muito prático, pois aproveita bem o espaço disponível e costuma acomodar mais de 6 pessoas. Dito isto, se você tem uma casa maior, ou se tem visitantes frequentes, o formato retangular pode ser uma boa solução.

Ao escolher uma mesa retangular, é importante verificar se o seu espaço disponível se ajusta ao formato – geralmente, as mesas retangulares funcionam melhor em áreas do mesmo formato. Por exemplo, em uma cozinha pequena, a mobilidade pode ficar comprometida na hora de escolher esses móveis.

As mesas retangulares também são uma ótima opção para quem quer um cantinho alemão na sala de jantar, o que ajuda a aproveitar ao máximo o espaço (afinal, uma casinha pequena precisa aproveitar todos os cantos). Outra maneira de aproveitar essa área é usar uma mesa retangular expansível que pode aumentar de tamanho em alguns lugares, se necessário.

Mesa oval

A forma de mesa de jantar oval perdeu espaço nas tendências de decoração nos últimos anos, mas ainda é a melhor opção em algumas situações. Assim como a mesa retangular, a oval pode acomodar mais assentos, o que significa que é perfeita para famílias maiores. Além disso, por ter cantos arredondados, ocupa menos espaço e é fácil de mover.

Outra vantagem de uma mesa oval é que é mais fácil puxar a cadeira precisamente porque não há cantos. Portanto, se você está pensando em uma cadeira com braços, esse tipo de mesa lhe dará mais conforto. Se você precisar adicionar um assento extra à sua mesa de jantar para convidados indesejados, o formato da mesa de jantar não é problema.

No entanto, para ter uma mesa oval em sua casa, é preciso verificar se o cômodo que possui tem espaço disponível. Tenha em mente que este é um formato muito específico que impossibilita que uma área quadrada caiba confortavelmente em uma mesa oval. Para quem tem bastante espaço livre, combine uma mesa oval com um tapete de sala de jantar para um ambiente aconchegante.

Mesa redonda

Muitas pessoas preferem a forma de mesa redonda para dar um toque de originalidade e descontração ao ambiente. Esse formato é perfeito para quem mora em casas ou apartamentos pequenos, como uma pequena sala de jantar (de preferência quadrada) ou uma sala de jantar que se integra à sala de estar.

Ao aproximar as pessoas, as mesas redondas criam um ambiente aconchegante, principalmente se você optar por poltronas ou cadeiras estofadas. No entanto, geralmente não comporta muita gente, o que significa que pessoas com mais de 4 membros da família não devem escolhê-lo (pode comportar 6, mas com uma pequena pitada).

Uma solução encontrada por quem quer uma mesa redonda e tem uma família grande é comprar uma mesa com uma circunferência maior. Porém, neste caso, a mesa ocupa muito espaço, dificultando a alimentação e a mobilidade.

Mesa quadrada

Esse modelo de mesa de jantar ganhou recentemente o coração dos decoradores por trazer um ar sofisticado ao ambiente, principalmente quando combinado com o design diferenciado das cadeiras estofadas. No entanto, as mesas quadradas não são adequadas para todas as famílias.

Por um lado, se a mesa quadrada é agradável de se ver e pode acomodar mais de 8 pessoas, por outro, é um modelo que só é funcional se você tiver bastante espaço disponível, pois acabará ocupando área maior do que os outros modelos. . Dito isto, se você mora em um espaço limitado, outros tipos de mesas são uma escolha mais inteligente.

Como escolher o modelo ideal?

Se você ainda tem dúvidas sobre os modelos de mesa, uma boa forma de fazer a escolha certa é considerar o tiro médio de cada modelo. Para quem tem um quarto vago, uma dica é recortar as dimensões em papel ou marcar com fita adesiva no chão para ter uma ideia melhor da área que o móvel vai ocupar.

As mesas retangulares e ovais geralmente têm pelo menos 1,20m x 80cm (4 lugares) ou 1,50m e 90cm (6 lugares).

No caso de uma mesa redonda, leve em consideração o diâmetro do tampo. 4 lugares até 1,20m de diâmetro. Para 6 lugares, o tamanho pode ser de até 1,50m. Agora, para acomodar 8 pessoas, o topo tem que ter de 1,50m a 1,80m de diâmetro.

Por fim, a mesa quadrada deve ter pelo menos 1 metro de cada lado e pode acomodar 4 lugares (um em cada extremidade). Para 8 lugares, o tamanho ideal é 1,50m x 1,50m.

Dica de bônus: considere decorar toda a sua sala de jantar

Isso significa que, além da forma, também é interessante pensar em móveis que criem coerência visual. Uma dica clara é fazer escolhas com base na mesma cartela de cores. Claro, não deixe de conferir outras boas dicas de decoração de restaurantes que você encontra aqui!

CONTINUE LENDO O NOSSO CONTEÚDO:

Cozinha gourmet, você sabe o que é?

Como organizar a casa: 20 dicas para manter a casa sempre arrumada

Dicas Fáceis De Organização | Como Fazer Colmeia Organizadora em 6 passos6

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.