Financiamento para reforma: Entendendo quando vale a pena em 2022

Financiamento para reforma

Financiamento para reforma – O sonho de reformar um imóvel muitas vezes é frustrado na fase de orçamento. Nesse sentido, o financiamento da reforma surge como uma opção para garantir as obras. No entanto, várias modalidades estão disponíveis, inclusive para compra de materiais de construção e serviços de reforma, o que pode dificultar a escolha do melhor empréstimo.

Com isso em mente, listamos as principais vantagens e desvantagens do financiamento uma reforma e outras opções de linhas de crédito para melhorar o imóvel. Para facilitar sua jornada, confira os principais tópicos abordados neste artigo:

Financiamento para reforma vale a pena?

Antes de decidir sobre um tipo de empréstimo, é importante entender por que um empréstimo é necessário e se a mensalidade caberá no orçamento familiar.

Se não dá Embora seja possível pagar a reforma em dinheiro, considere se agora é o melhor momento para fazer o investimento. Por exemplo, deve-se priorizar reformas por problemas estruturais que garantam a segurança e o conforto de sua família.

Por outro lado, o acúmulo de parcelas em diversas lojas e prestadores de serviços pode gerar dívidas com juros altos taxas em sua totalidade, o que culmina em um descontrole financeiro. Nesse caso, o financiamento pode ser uma boa opção para concentrar os gastos em um só lugar, favorecendo o controle orçamentário.

De qualquer forma, sempre vale a pena pesquisar entre os diferentes tipos de crédito e saber qual o valor total será pago – o chamado CET, Custo Efetivo Total da Operação. Em caso de dúvida, simule com os agentes financeiros de seu interesse e esclareça todas as suas dúvidas antes de fechar o negócio.

Leia tambémVocê sabe pra que serve um seguro residencial no Brasil?

Prós e contras de fazer um empréstimo para reforma

Depois de investir na compra de sua casa, solicitar um empréstimo para reforma pode parecer uma decisão comprometedora. Para fazer a melhor escolha, você deve entender os prós e contras desse tipo de empréstimo.

Vantagens:

Acesso a valores elevados: Ao financiar uma renovação, é possível obter valores elevados que permitem realizar toda a obra e garantir a compra de materiais de qualidade. No entanto, o valor do crédito liberado varia de acordo com o perfil financeiro do solicitante.

Melhores condições de pagamento e negociação: Um empréstimo para reforma da casa oferece taxas de juros mais baixas do que, por exemplo, cartões de crédito ou cheque especial. Também permite prazos de pagamento mais longos. Além disso, a oferta de pagamentos à vista facilita a obtenção de descontos junto ao prestador de serviços ou lojista.

Mantenha suas economias e investimentos: Mesmo quem tem dinheiro guardado deve considerar o financiamento de reforma ou construção para manter a reserva financeira em caso de imprevistos. Para isso, porém, é fundamental comparar a taxa de juros do financiamento com o retorno da sua poupança.

Desvantagens

Controle Financeiro: Quando os empréstimos são solicitados sem o planejamento adequado, o controle do orçamento pode ser perdido e se transformar em uma bola de neve da dívida. Vale a pena analisar o quanto as parcelas mensais afetam a renda familiar.

Taxa de juros: dependendo do tipo de crédito escolhido, podem ser pagos juros altos, que podem chegar a mais de 12% ao mês, enquanto outros modalidades, como.  No empréstimo com garantia de imóvel, é possível obter juros a partir de 0,89% ao mês. Por isso, é sempre importante pesquisar e comparar as taxas e prazos de juros dos empréstimos.

Restrição na utilização do crédito: No financiamento, a utilização do crédito liberado é limitada ao custo da reforma e da mão de obra dos serviços. Por exemplo, nem todas as modalidades oferecem a oportunidade de adquirir utensílios domésticos e artigos de decoração.

Leia tambémAvaliação de imóveis: o que é, importância, quem pode fazer e 5 dicas

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.