Como fazer crochê: dicas para iniciantes e passo a passo

dicas para iniciantes e passo a passo

O crochê costumava ser considerado algo que só as avós faziam. Hoje é considerado um artesanato e muitas pessoas querem aprender uma variedade de pontos diferentes para usar o material para fazer tapetes de crochê e vários artesanatos, aqui vamos dar dicas para iniciantes e passo a passo pra você aprender à fazer crochê.

O mais legal de tudo é que o crochê ajuda a tirar a cabeça das coisas e também alivia o estresse, o que é ótimo para quem precisa encontrar uma atividade para relaxar um pouco.

Sem contar que existem vários pontos que podem ser praticados, não só trabalhando com as mãos, mas também a cabeça é incentivada a aprender mais sobre a técnica. Então a explicação de porque o crochê pode ser recomendado para pessoas que estão estressadas ou que sofrem de ansiedade.

Se você quer aprender a fazer crochê mas não tem ideia por onde começar, confira essas dicas que explica a partir dos tipos de agulhas aos pontos usados ​​nesta técnica artesanal:

Dicas para iniciantes e passo a passo

Agulhas de crochê

Existem diferentes tipos de agulhas e linhas. E sim, a escolha de um está diretamente relacionada ao outro. Dependendo da espessura do fio você precisará de uma agulha mais grossa, para fios mais finos você pode investir em agulhas mais finas.

As agulhas de crochê podem ser feitas de madeira, plástico, aço, alumínio, alumínio colorido e até com uma agulha punho emborrachado. A escolha do estilo da agulha é altamente individual e depende inteiramente de você.

Os tamanhos variam de 0,5 mm a 10 mm e a escolha do tamanho da agulha depende do tipo de trabalho artesanal que você deseja. Algumas peças exigem linhas mais grossas ou pontos mais abertos, enquanto outras exigem linhas mais finas.

É interessante que os iniciantes usem linhas mais finas porque são mais fáceis de trabalhar. Então escolha o seu fio e confira na embalagem qual tamanho de agulha fica melhor.

Uma dica legal para quem ainda não tem força para fazer os pontos é usar um fio um pouco mais grosso e uma agulha para trabalhar um pouco mais fino. Dessa forma, você fará pontos mais apertados.

Tipos de pontos e suas abreviações

Crochê

O crochê pode ser feito com vários pontos, mas todo projeto sempre começa com o mais simples, que é a correntinha.

Saiba um pouco mais sobre cada tipo de ponto básico utilizado neste artesanato e tenha isso em mente, que quando você inicia essa arte, o ideal é aprender bem o básico e depois passar para os mais complexos:

1. Corrente – Korr

Eles são usados ​​em praticamente todos os trabalhos de crochê – então comece o que você quiser fazer – e eles são muito fáceis de fazer.

Depois de aprender, você pode Comece a costurar em corrente até que você não consiga deixá-los nem muito apertados nem muito soltos.

Para fazer isso, você precisa começar com um nó flutuante no final da agulha. Em seguida, passe o fio pela agulha e puxe-o pelo nó. Repita o passo até ter um colar nas mãos. O que justifica o nome do ponto.

Neste ponto, aprenda também a contar o número de pontos que deseja em seu trabalho. Como teste, comece com 10 pontos corrente.

2. Ponto Ultra Profundo – Pbx

Usado para acabamento de peças ou reforço de bordas. Muito parecido com o ponto de corrente, exceto que você coloca a agulha em uma corrente e depois faz um laço.

Puxe este laço pelas duas correntes, aquela onde você colocou a agulha e a que fez estava na agulha antes.

Seria uma forma de unir duas peças feitas em ponto corrente. Ao fazer uma segunda carreira de pontos corrente, o trabalho tem então o ponto baixíssimo.

VEJA TAMBÉM: Pano de prato de crochê fácil

3. Ponto Baixo – Pb

Ideal para peças que precisam ser mais firmes como. B. tapetes de crochê. Para fazer isso, basta enrolar o fio pelo ponto que fica na base, e não apenas pelo ponto que fica na agulha.

Primeiro, faça dois pontos de corrente e depois insira a agulha no segundo orifício . Enrole o fio ao redor da agulha e puxe-o pela casa. Enrole a agulha novamente e passe-a pelas outras duas casas deixando apenas um ponto na agulha.

4. Ponto Alto – Pa

Adequado para peças com tecido mais macio. É um ponto mais aberto comparado ao ponto baixo.

Para fazer isso, você precisa enrolar o fio em volta da agulha, contar três pontos, fazer um laço, colocar a agulha no quarto ponto, puxar o fio . Você tem três pontos na agulha.

Retire os dois primeiros, faça um laço e puxe os dois últimos.

Estes são os pontos básicos melhores para iniciantes que estão aprendendo a fazer crochê. Mas há outros pontos que exigem um pouco mais de técnica, como o ponto vela, o ponto secreto, o ponto amor, o ponto colméia, o ponto X e o ponto ziguezague.

O que você vai precisar para fazer crochê

Materiais para fazer crochê

Agulha e linha são o mínimo que você precisa para fazer crochê. Mas você também deve ter outros materiais por perto, como:

  • Tesoura para cortar o fio.
  • Fita métrica para medir o pedaço e o tamanho da corrente inicial.

Dicas para quem está começando

Fazendo crochê

Conheça agora as dicas mais importantes para iniciantes em crochê:

  • Antes de fazer a peça dos seus sonhos, trabalhe em uma peça de teste para se acostumar com o ponto escolhido.
  • No começo é melhor usar agulhas um pouco maiores, como 2,5 mm e linhas mais finas. Isso vai te ensinar como fazer cada ponto.
  • Se você está tendo muitos problemas com o fio de crochê, você pode testar e praticar com uma agulha média e fio de tricô.
  • Corrente de lotes antes de passar para o outro. pontos básicos.
  • Quando sentir que está adquirindo mais prática, pratique crochê simples e duplo.
  • Prefira linhas de cores sólidas enquanto estiver aprendendo, pois são mais fáceis de trabalhar.
  • Além das abreviações de pontos, é interessante conhecer outras, como: sp, que significa espaço; ponto de significado pq; rep, que significa repetição; último, último; e Mo, a seguir.

Agora você sabe fazer crochê! Pegue uma agulha e linha e mãos à obra!

Referências e leitura complementar
Crochê – Wikihow;
Crochê para iniciantes: instruções passo a passo – Mybluprint;

Amigurumi de crochê

Pano de prato de crochê fácil

2 comentários em “Como fazer crochê: dicas para iniciantes e passo a passo”

  1. Olá fazendo arte com linhas, adorei seu conteúdo! Está com dificuldades em encontrar gráficos de crochê? Então venha conhecer a melhor Coleção De Receitas Gráficos De Crochê, com vídeo aulas cuidadosamente selecionadas para você praticar. Acesse o link abaixo e saiba como: https://bit.ly/aprenda-croche-cursocompleto

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.