Decoração de casa: principais informações e dicas de como fazer

decoração de casa

A decoração de casa é o conceito de tornar ambientes mais agradáveis, melhorando a aparência deles, mas sem deixar de lado a funcionalidade. Saiba mais sobre o assunto.

A decoração é uma prática realizada há muito tempo e tem como objetivo melhorar a estética de ambientes interiores e exteriores. Se você se interessa pelo assunto ou está pensando em mudar algo na sua casa, não deixe de conferir as informações abaixo.

A importância da decoração de casa

Quando se fala na decoração de casa e de interiores, a principal finalidade é tornar o ambiente mais harmônico e transparecer a identidade de quem o utiliza. Por exemplo, quando se fala em decoração da casa, quem não sonha em ter uma casa com a sua cara?

Mas não é apenas na aparência estética que a decoração influencia. Ela é muito utilizada para trazer mais conforto, tornar o ambiente mais funcional, conseguir um melhor aproveitamento de espaço e mudar totalmente a personalidade do lugar.

Além de tudo, quando aplicados de forma correta os conceitos de decoração conseguem melhorar a energia do ambiente, trazendo uma melhoria na qualidade de vida.

O que é preciso saber antes de começar na decoração de casa?

Em decoração de interiores, a primeira coisa que se precisa ter em mente é decidir qual estilo seguir. 

Hoje em dia, existem vários estilos que são capazes de reger o processo de decoração, entre os principais estão:

  • Romântico
  • Industrial
  • Rústico
  • Colonial
  • Moderno
  • Boho

Um ponto importante é o de que você não precisa necessariamente seguir um determinado estilo. Se te agradar, é totalmente permitido fazer uma mescla de estilos até chegar em um resultado esperado.

Lembre-se de seguir a sua personalidade e não siga somente a moda. Muitas vezes nos deixamos levar por conceitos, cores ou itens que estão em alta e acabamos nos esquecendo de considerar o que realmente gostamos e queremos.

Outro adendo necessário é de consultar um profissional especializado caso precise de opiniões bem embasadas e de um estudo mais profundo acerca do assunto. Conte com arquitetos ou decoradores de interiores. 

Para finalizar, não pense apenas na estética. É importante levar em conta a funcionalidade da decoração de casa, pensando em como ela trará uma maior facilidade, praticidade e conforto.

Bem, agora que você já sabe de algumas informações primordiais para começar a decorar ambientes, que tal conferir algumas dicas de decoração por cômodos?

1. Decoração na sala de estar

A sala de estar é a entrada da casa e com certeza você já deve ter ouvido falar de que “a primeira impressão é a que fica”. Pois bem, a sala de estar de uma casa costuma transparecer o resto dela, por isso é importante começar por aqui.

Tenha em mente o objetivo de trazer uma aparência mais receptiva, visto que a finalidade desse cômodo é receber visitas e ter um tempo de lazer e descanso. Mas, como fazer isso?

Quanto à mobília, invista em um sofá mais confortável e bonito. Atualmente é cada vez mais frequente aliar ao sofá algumas poltronas e/ou cadeiras, afinal ninguém quer que seus convidados fiquem em pé.

Se você quiser investir em uma televisão, um ponto importante é estar atento nas dimensões do ambiente. É preciso que a TV siga uma distância recomendada do sofá a fim de trazer um maior conforto visual.

2. Decoração na cozinha

A cozinha é um ambiente muito especial, pois é onde geralmente as famílias se reúnem para realizar as refeições e conversar sobre o dia de cada um. Nesse ambiente é preciso pensar um pouco mais na funcionalidade e no aproveitamento de espaço.

Uma das coisas que mais costumam chamar atenção nas cozinhas é o conjunto de revestimentos. Os revestimentos de parede e chão demandam uma atenção maior, considerando a facilidade de limpeza e a praticidade.

Por isso, escolha investir em materiais antiderrapantes e rejunte de tom mais escuro para o chão. Quanto aos azulejos, deixe simbolizar a sua personalidade e fuja das opções mais tradicionais, apostando em estampas, cores mais vivas e muito mais.

Outro ponto importante quando se fala em decoração de cozinhas é a mobília para armazenamento de utensílios e mantimentos. Invista em móveis que aproveitem a maior quantidade de espaço.

3. Decoração no banheiro

O banheiro é um cômodo esquecido por muitos, mas também merece atenção quando se fala em decoração. 

Apostar na instalação de espelhos dá a impressão de um espaço maior, caso o seu banheiro seja de um tamanho mais reduzido, essa é uma excelente solução. As cores de tons mais claros também realizam bem a função de ampliar ambientes.

Um conceito que está em alta há algum tempo é a verticalização. Por isso, aposte em prateleiras e nichos para decorar as paredes do seu banheiro. Além de modificar totalmente a aparência, auxiliam na organização de itens.

Se você tiver mais espaço, conte com o incremento de plantas nesse cômodo. Além de trazerem um aspecto mais clean e fresco, as plantas trazem muita beleza para o ambiente.

4. Decoração nos quartos

Os quartos são uma parte importante de uma casa, pois são os locais onde as pessoas descansam. A harmonia e o equilíbrio são conceitos importantes para serem seguidos na decoração desses ambientes.

A ideia principal é pensar no conforto, afinal é o cômodo onde passamos cerca de 30% do nosso dia. Para isso, aposte em tons neutros e mais claros para as paredes e escolha cortinas adequadas para a luminosidade que adentra pela janela.

Para o quarto das crianças, lembre-se de consultá-las e se possível siga algumas de suas ideias. Conte com móveis que podem ser utilizados para várias faixas etárias, visando a durabilidade e a economia.

Em relação às cores, é muito comum ver quartos de crianças pintados com tons mais vívidos e intensos, mas tente apostar em cores de tons mais leves. Se possível, concentre uma cor mais intensa em uma única parede.

Para finalizar

Já deu para perceber que a decoração é algo realmente importante para um ambiente, não é? Por isso é importante realizá-la da forma mais eficiente possível, visando sempre a melhoria dos espaços.

Se você gostou compartilhe com seus amigos essas valiosas informações. Não esqueça de comentar o que achou.

VEJA TAMBÉM

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.