Como conseguir um design interior mais natural

Design

A consciência ecológica e ambiental está a chegar ao design de interiores de tal forma que, hoje em dia, muitos optam por projetos de design de interiores verdes para dar um ponto de diferenciação.

Neste post do Pau vamos listar algumas ideias para conseguir um design ecológico e natural dando-lhe uma atmosfera fresca e em conexão com a natureza.

O que é ecodesign e porque investir em ambientes mais naturais?

Alho, Cacto, Janela, Natureza, Verde, Comida, Casa

O ecodesign baseia-se numa metodologia que procura identificar o impacto ambiental de um produto ou serviço durante todas as fases do seu ciclo de vida de forma a tentar minimizar eventuais efeitos negativos no ecossistema .

Se o aplicarmos ao design de interiores, o eco-design permitirá criar um ambiente natural com acabamentos requintados e elegantes, utilizando todo o tipo de materiais reciclados e sustentáveis. O ecodesign é alegre, brilhante e nos permite ver a vida de outra perspectiva, respeitando o meio ambiente.

Dicas para um design de interiores natural e verde


A seguir, veremos como obter um design de interiores natural e verde para ter a casa mais sustentável possível:

Materiais de estilo natural

Os materiais mais utilizados para criar um design de interiores ecológico são aqueles que nos lembram a própria natureza e com os quais conseguiremos um ambiente mais fresco: corda, vime, bambu ou juta são os mais recomendados.

Por exemplo, a juta é usada em tapetes dos quais podemos encontrar modelos de tapetes trançados, com algodão ou fitas coloridas, entre outros. No caso do bambu o mais comum é vê-lo em persianas para vestir as janelas.

Com as persianas de bambu conseguiremos entrar a luz, mas atingindo o grau de intimidade necessário. As poltronas de vime também dão aquele toque natural a qualquer espaço da sua casa.

Se falamos de tecidos, recomendamos o uso de tecidos naturais e orgânicos , por exemplo para roupas de cama, cortinas ou toalhas de banho, como roupões e toalhas, entre outros.

Nos sofás sustentáveis também podemos encontrar tecidos naturais nos estofos, como o nosso sofá Archie . As capas do sofá Archie são feitas de tecidos 100% algodão e linho naturais, bem como completamente removíveis e laváveis ​​na máquina com água a menos de 30 graus.

A estrutura deste sofá é feita de madeira de pinho e faia de florestas europeias sustentáveis, e sua base é estofada com tecido elástico reciclado de pneus de borracha.

Sofá sustentável Archie: design de interiores verde

Exemplos de tecidos naturais são o algodão orgânico ou o linho, como os do nosso sofá Archie, que são cultivados sem pesticidas ou fertilizantes artificiais e fiados sem produtos químicos, resultando em um tecido natural para a saúde e para o planeta. A lã orgânica também é usada nesses casos, pois é livre de alvejantes prejudiciais ao meio ambiente.

Brinque com a cor


As cores são muito importantes na hora de dar personalidade ao nosso projeto, porém é importante ressaltar que, se queremos criar um interior o mais ecológico e natural possível, não podemos escolher nenhum tipo de tinta, mas devemos optar por as chamadas eco tintas.

Este tipo de tintas deve ser de origem natural, mineral ou vegetal, ou seja, de fontes renováveis ​​ou biodegradáveis . Para isso, são utilizados minerais como talco ou óxido de ferro, bem como resinas ou óleos provenientes da casca, raízes e folhas das árvores.

Além disso, a tinta ecológica é biodegradável e seu ciclo de vida é muito mais sustentável, sempre respeitando a natureza.

Quanto às cores, recomendamos o uso de tons de verde em todas as suas variações, além de tons de branco, cinza, ocre, terracota ou bege. Cores vibrantes mostram caráter e alegria, então, se você quiser, também pode dar alguns toques de azuis ou marrons um pouco mais escuros.

Reutilize produtos para um novo uso


Na nossa análise das melhores decotips para criar um interior natural e ecológico não podia faltar os móveis reaproveitados e reciclados . O mobiliário é essencial em qualquer projeto e se optarmos por móveis feitos de materiais naturais como madeira ou cartão, estaremos a contribuir para a melhoria do ambiente.

Assim, podemos usar paletes para criar móveis de exterior, caixas de madeira para fazer prateleiras, garrafas de vidro para fazer candeeiros, galhos de árvores secos para fazer cabides, entre muitas outras ideias. Tente não jogar fora seus objetos antigos para dar-lhes uma segunda vida.

Aproveite a luz natural


A luz é um recurso natural que deve ser maximizado . Para potencializar essa luz natural é melhor usar paletas de cores claras, principalmente em cortinas e paredes principais, para refletir e multiplicar o brilho.

Se, por algum motivo, sua casa não tiver iluminação natural suficiente, a melhor maneira de tentar ser o mais ecologicamente correto possível é reduzir o uso de energia.

E isso é conseguido com a utilização de lâmpadas LED que não só nos ajudam a reduzir a fatura da eletricidade como também favorecem a redução das emissões de CO2 para a atmosfera.

Crie vida com plantas


As plantas nos aproximam da natureza da melhor maneira possível , por isso recomendamos que você as use para decorar qualquer ambiente do seu projeto de design de interiores.

Com plantas podemos fazer diferentes composições, por exemplo: você pode criar uma composição de vasos pendurados em um espaço interior com diferentes tipos de plantas ou uma colagem com cactos de várias formas.

Se você tiver pouco espaço, recomendamos criar um poste de madeira natural no qual você pode colocar de 4 a 6 plantas diferentes ou usar paletes pendurados na parede como plantador para incluir uma ampla variedade de plantas diferentes.

Elementos decorativos que evocam a natureza


Ornamentos que reproduzem formas da natureza nos aproximarão muito mais dela . Portanto, você pode usar flores secas que, além de dar um toque vintage à sua casa, nunca se deteriorarão.

Além de flores secas, folhas secas, pinhas ou conchas também servem como complemento decorativo. Use-os em um prato ou bandeja ou crie uma colagem com eles, vai ficar incrível!

As plantas de interior não só trazem grandes benefícios para a saúde, mas também fornecem energia positiva e permitem criar diferentes composições decorativas.

1 comentário em “Como conseguir um design interior mais natural”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.