Arquitetura

Alvenaria Estrutural: Vantagens e Desvantagens

Anúncios

Imagine esta situação: você acaba de comprar um terreno para construir uma casa, comércio ou galpão. Ou então você já possui uma residência e decide fazer uma ampliação, acrescentando uma edícula à estrutura existente, por exemplo.

Possivelmente uma das primeiras dúvidas que você terá será alguma coisa assim: “mas e agora, como é o jeito mais recomendado, rápido e econômico de construir?

E eu não pensaria diferente também. A final, ao iniciar uma empreitada como esta sempre tentamos antecipar todos os possíveis fatores que nos permitam enxergar os pontos positivos e negativos das escolhas que serão feitas.

É uma forma de construir bastante simples onde, literalmente, empilha-se tijolo sobre tijolo. Uma das vantagens é justamente essa: permitir que o sistema construtivo da edificação seja totalmente feito somente com um elemento, sem a necessidade de contar com pilares e vigas de aço e concreto (o famoso concreto armado).

Além disso, um segundo fator positivo é o custo. Como não existem pilares e vigas de concreto armado, a utilização de ferragens (que é um dos itens mais caros em obra), é minimizado, permitindo baratear a construção, o que torna o sistema de alvenaria estrutural um dos mais acessíveis e econômicos no mercado nacional e um dos mais conhecidos pela mão de obra local.

Construir em alvenaria estrutural, no entanto, exige alguns cuidados.

Apesar de ser simples assentar um tijolo sobre outro, uma vez construída a casa, fica praticamente impossibilitada a remoção de uma parede (porque ela é estrutural), caso você pense em ambientes com
integração futura.

Se for este o seu caso, fazer esta previsão de demolição, ainda no desenvolvimento do
projeto, pode ser uma alternativa.

Ainda sobre isso, sempre é recomendado seguir as diretrizes do projeto estrutural de um engenheiro civil, uma vez que estarão definidas as paginações das paredes e todas as amarrações necessárias entre os tijolos.

“Mas o que é isso, exatamente? Você disse que era simples!” Sim, e é mesmo. Imagine você que contratar um profissional especializado no assunto vai te poupar tempo, dinheiro e te trazer menos dores de cabeça.

Quero dizer com isso que você até pode desenhar algo no papel e levar para algum construtor que te diga que sabe fazer, sem contratar o profissional especializado.

Mas, tendo os projetos em mãos e uma mão de obra que seja minimamente experiente e responsável para executá-lo, seguir as diretrizes construtivas é o que garantirá a sua segurança. De forma geral isso vale para qualquer projeto, sistema construtivo e obra.

Existem no mercado diversas empresas que produzem os tijolos para alvenaria estrutural e, basicamente, são produtos feitos de concreto ou cerâmica. A diferença entre eles está no peso e na resistência.

Mais leve, o bloco cerâmico tende a trazer maior produtividade na montagem das peças, enquanto o de concreto garante maior resistência. Ainda assim, ambos são amplamente utilizados em diversas situações, e a escolha se dá, geralmente, considerando a produtividade de montagem, o local onde será empregue e o acabamento desejado.

Além disso, um outro fator que pode potencializar o uso da alvenaria estrutural é um projeto de arquitetura adequado e assertivo, que defina os espaços em função da modulação e materialidade dos tijolos.

Em se tratando do desenho das paredes, os tijolos são elementos modulares que, sendo previsto no desenvolvimento do projeto, pode permitir que a mão de obra execute o serviço com mais agilidade, sobretudo ao evitar os recortes indesejados nos blocos de tijolo, economizando material, tempo e gerando menor quantidade de entulho.

Em complementação a esta ideia, uma das características possíveis também à utilização de alvenaria estrutural, sobretudo quando utilizado o tijolo de concreto, é sobre a possibilidade de manter a sua aparência real, sem revestimentos ou acabamentos em reboco e pintura, por exemplo.

Além disso, se também forem mantidas aparentes boa parte das instalações de elétrica e hidráulica previstas, e que normalmente são embutidas nas alvenarias, é possível garantir ainda mais agilidade na construção e considerável economia em relação aos recursos financeiros empregues. Se a estética for do seu gosto, acredite, é economia na certa.

Foto: Terra+Tuma

Portanto, optar pelo sistema construtivo de alvenaria estrutural é uma decisão que reflete a correta interpretação das características do terreno, as condicionantes do projeto e as intenções de uso do espaço edificado.

Se construir uma edificação pode parecer uma questão complexa e difícil, imagine ter que lidar com as consequências de decisões ruins que poderiam ter sido feitas antes de iniciar a sua obra?

Felizmente a alvenaria estrutural é um método bastante simples frente aos demais sistemas construtivos existentes e pode vir a te ajudar a encontrar a solução que viabilize, tanto do ponto de vista estético, quanto do prazo e do investimento financeiro necessários para consolidar o seu sonho.

Em Alta

content

Suculentas: Essas Plantas Incríveis

As suculentas são a escolha perfeita para quem quer ter um toque de natureza em casa, sem precisar de muito espaço ou tempo para cuidar. Descubra como cultivar essas plantas encantadoras .

Continue lendo
content

Escolhendo a Cor Certa Para o Seu Sofá

Escolher a cor certa para o seu sofá pode ser uma tarefa desafiadora.

Continue lendo
content

Banheiro Com Banheira-38 Ideias Para Você Se Inspirar

Descubra os benefícios de ter um banheiro com banheira, desde o relaxamento proporcionado aos aspectos estéticos e de funcionalidade.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Crochê para casa- cesto multiuso

Transforme aquele cantinho da sua casa em um local diferenciado com um cesto de crochê criativo feito por você mesmo.

Continue lendo
content

O Guia Completo Dos Tapetes

Incluir tapetes na decoração da casa pode trazer conforto, aconchego e personalidade ao ambiente, transformando-o em um espaço mais acolhedor e agradável.

Continue lendo