Arquitetura

Alvenaria Estrutural: Vantagens e Desvantagens

Anúncios

Imagine esta situação: você acaba de comprar um terreno para construir uma casa, comércio ou galpão. Ou então você já possui uma residência e decide fazer uma ampliação, acrescentando uma edícula à estrutura existente, por exemplo.

Possivelmente uma das primeiras dúvidas que você terá será alguma coisa assim: “mas e agora, como é o jeito mais recomendado, rápido e econômico de construir?

E eu não pensaria diferente também. A final, ao iniciar uma empreitada como esta sempre tentamos antecipar todos os possíveis fatores que nos permitam enxergar os pontos positivos e negativos das escolhas que serão feitas.

É uma forma de construir bastante simples onde, literalmente, empilha-se tijolo sobre tijolo. Uma das vantagens é justamente essa: permitir que o sistema construtivo da edificação seja totalmente feito somente com um elemento, sem a necessidade de contar com pilares e vigas de aço e concreto (o famoso concreto armado).

Além disso, um segundo fator positivo é o custo. Como não existem pilares e vigas de concreto armado, a utilização de ferragens (que é um dos itens mais caros em obra), é minimizado, permitindo baratear a construção, o que torna o sistema de alvenaria estrutural um dos mais acessíveis e econômicos no mercado nacional e um dos mais conhecidos pela mão de obra local.

Construir em alvenaria estrutural, no entanto, exige alguns cuidados.

Apesar de ser simples assentar um tijolo sobre outro, uma vez construída a casa, fica praticamente impossibilitada a remoção de uma parede (porque ela é estrutural), caso você pense em ambientes com
integração futura.

Se for este o seu caso, fazer esta previsão de demolição, ainda no desenvolvimento do
projeto, pode ser uma alternativa.

Ainda sobre isso, sempre é recomendado seguir as diretrizes do projeto estrutural de um engenheiro civil, uma vez que estarão definidas as paginações das paredes e todas as amarrações necessárias entre os tijolos.

“Mas o que é isso, exatamente? Você disse que era simples!” Sim, e é mesmo. Imagine você que contratar um profissional especializado no assunto vai te poupar tempo, dinheiro e te trazer menos dores de cabeça.

Quero dizer com isso que você até pode desenhar algo no papel e levar para algum construtor que te diga que sabe fazer, sem contratar o profissional especializado.

Mas, tendo os projetos em mãos e uma mão de obra que seja minimamente experiente e responsável para executá-lo, seguir as diretrizes construtivas é o que garantirá a sua segurança. De forma geral isso vale para qualquer projeto, sistema construtivo e obra.

Existem no mercado diversas empresas que produzem os tijolos para alvenaria estrutural e, basicamente, são produtos feitos de concreto ou cerâmica. A diferença entre eles está no peso e na resistência.

Mais leve, o bloco cerâmico tende a trazer maior produtividade na montagem das peças, enquanto o de concreto garante maior resistência. Ainda assim, ambos são amplamente utilizados em diversas situações, e a escolha se dá, geralmente, considerando a produtividade de montagem, o local onde será empregue e o acabamento desejado.

Além disso, um outro fator que pode potencializar o uso da alvenaria estrutural é um projeto de arquitetura adequado e assertivo, que defina os espaços em função da modulação e materialidade dos tijolos.

Em se tratando do desenho das paredes, os tijolos são elementos modulares que, sendo previsto no desenvolvimento do projeto, pode permitir que a mão de obra execute o serviço com mais agilidade, sobretudo ao evitar os recortes indesejados nos blocos de tijolo, economizando material, tempo e gerando menor quantidade de entulho.

Em complementação a esta ideia, uma das características possíveis também à utilização de alvenaria estrutural, sobretudo quando utilizado o tijolo de concreto, é sobre a possibilidade de manter a sua aparência real, sem revestimentos ou acabamentos em reboco e pintura, por exemplo.

Além disso, se também forem mantidas aparentes boa parte das instalações de elétrica e hidráulica previstas, e que normalmente são embutidas nas alvenarias, é possível garantir ainda mais agilidade na construção e considerável economia em relação aos recursos financeiros empregues. Se a estética for do seu gosto, acredite, é economia na certa.

Foto: Terra+Tuma

Portanto, optar pelo sistema construtivo de alvenaria estrutural é uma decisão que reflete a correta interpretação das características do terreno, as condicionantes do projeto e as intenções de uso do espaço edificado.

Se construir uma edificação pode parecer uma questão complexa e difícil, imagine ter que lidar com as consequências de decisões ruins que poderiam ter sido feitas antes de iniciar a sua obra?

Felizmente a alvenaria estrutural é um método bastante simples frente aos demais sistemas construtivos existentes e pode vir a te ajudar a encontrar a solução que viabilize, tanto do ponto de vista estético, quanto do prazo e do investimento financeiro necessários para consolidar o seu sonho.

Em Alta

content

Ilumine Sua Casa: Dicas Simples para Ambientes Incríveis!

Explore nosso guia exclusivo que vai te transformar em um mestre da iluminação! Descubra os segredos da disposição perfeita das luzes para cada espaço.

Continue lendo
content

5 Receitas Irresistíveis De Brigadeiro

O brigadeiro é um doce que dispensa apresentações. Com sua textura cremosa e sabor intenso de chocolate, é como uma poesia para o paladar.

Continue lendo
content

Decoração com quadros: dicas incríveis

Com quadros, a decoração ganha vida e personalidade, transformando o ambiente e fazendo que ele seja único e exclusivo.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Grindr: O App Que Conecta a Comunidade LGBTQ+

Conheça o Grindr, o app líder para a comunidade LGBTQ+ nos EUA, com recursos práticos, filtros avançados e foco em segurança.

Continue lendo
content

Sofá de Pallet Em 9 Passos

Siga esse passos para fazer um lindo sofá de pallet para a sua casa

Continue lendo
content

Closet Pequeno: Idéias Incríveis Para Otimizar O Espaço

Não importa o tamanho do seu closet, é possível transformá-lo em um espaço organizado e funcional. Saiba como.

Continue lendo