Ambientes Da Casa

8 segredos das casas bonitas e aconchegantes

    Anúncios

    Descubra quais são os principais elementos na hora de decorar

    Imagem: Spacejoy

    Criar uma casa bonita e convidativa é uma forma de arte que muitos aspiram dominar. Um espaço bem projetado não apenas melhora a estética da sua casa, mas também contribui para o seu bem-estar e felicidade em geral. No entanto, alcançar a combinação perfeita de estilo, conforto e funcionalidade às vezes pode parecer uma tarefa difícil. Mas não tema, pois descobrimos os truques para uma casa deslumbrante que vai te deixar inspirada e pronta para transformar seu espaço em um refúgio no qual você sempre vai querer voltar. Neste post, vamos nos aprofundar nos oito segredos essenciais que ajudarão você a liberar o verdadeiro potencial de sua casa, revelando sua beleza e criando um ambiente que reflita o seu estilo pessoal. 

    1. Planeje e priorize

    Priorizar suas necessidades e objetivos é essencial antes de iniciar qualquer projeto de design de interiores. Crie um plano que leve em consideração cada um desses aspectos, prestando atenção em itens como funcionalidade, estética, orçamento e cronograma. O orçamento e o layout do ambiente são sempre os fatores mais cruciais entre todos eles, pois você pode ter que modificar alguns de seus planos se uma parede ou piso não puder ser removido (porque você é um locatário, por exemplo). O fator determinante para qualquer projeto de interiores é, sem dúvida, o orçamento.

    Imagem: Hannah Busing

    2. Considere o contexto

    O contexto do ambiente, que inclui elementos como arquitetura, localização e luz natural, deve ser levado em consideração na hora de decorar. A tomada de decisões que melhoram o espaço e produzem um ambiente coeso e harmonioso pode ser auxiliada pela compreensão do contexto. Por exemplo, você precisa saber para que lado a sala está voltada, porque isso vai influenciar diretamente nas cores de tinta que você escolher para as paredes. A localização também é fundamental. Vai parecer deslocado e inadequado se você decorar sua casa rural, localizada a 500 km do mar, em um típico estilo costeiro. Tudo é afetado por esse tipo de desconexão.

    Por exemplo, persianas brancas, cortinas e roupas de cama de linho branco e luminária de vime podem não apenas parecer “desconexas”, mas também não atender às suas necessidades se você tiver uma casa de campo em uma região do mundo onde é escuro e frio durante metade do ano. Linho transparente e persianas de bambu trançado não manterão o calor em sua casa em um clima frio, então você precisará contar com móveis aconchegantes e confortáveis. Não se trata apenas de aparência; é também sobre o que é sensato e útil.

    Imagem: Hutomo Abrianto

    Banheiros para se inspirar

    Seu sonho é ter um banheiro com banheira? Inspire-se nessas imagens lindíssimas!

    3. Foque na funcionalidade

    Embora a funcionalidade deva ter precedência sobre a estética em qualquer projeto de design de interiores, ambas são importantes. Tome decisões que suportem o uso pretendido do espaço, levando em consideração como ele será usado. Ao projetar um espaço, o conforto e a funcionalidade devem ser priorizados. Você precisa de um assento confortável em sua sala de jantar, um bom sofá e uma cadeira de escritório ergonômica para proteger a saúde das costas. Quem consegue usar um computador cinco dias por semana sentado em uma cadeira de madeira dura? Você vai precisar de acolchoamento, assentos que possam ser ajustados em altura e profundidade, assim como encosto de braços ajustáveis. 

    4. Crie equilíbrio e harmonia

    Um bom design de interiores deve transmitir uma sensação de harmonia e equilíbrio no ambiente. Isso pode ser feito tomando uma variedade de decisões, incluindo o esquema de cores, onde colocar os móveis e a iluminação. A casa simplesmente parece melhor se os cômodos estiverem em harmonia; há fluxo e a energia é positiva. 

    Imagem: Faisal Waheed

    5. Preste atenção nos detalhes

    A aparência geral e a sensação de um espaço podem ser significativamente alteradas por pequenos detalhes, que são um componente essencial de um bom design de interiores. Prestar atenção aos detalhes pode te ajudar a criar uma aparência coesa e polida, desde a escolha das almofadas ideais até a escolha das ferragens e acessórios certos. É crucial incluir texturas e itens que transmitam boa qualidade em geral. 

    Sofá de pallet passo-a-passo

    Aprenda a fazer um sofá de pallet de maneira fácil e econômica!

    6. Simplifique

    Quando se trata de design de interiores, às vezes menos é mais. Esteja preparado para simplificar e trocar alguns elementos para produzir um espaço mais direcionado. A questão é que muitas pessoas sentem vontade de adicionar mais, mais, mais. Na maioria dos casos, essa não é a melhor estratégia. Você pode ter o sofá mais bonito do mundo, mas se a manta do seu sofá e as almofadas parecerem baratas e genéricas, o sofá que você investiu seu dinheiro “desaparece”. Nessas situações, é preferível esperar para comprar a manta e as almofadas que são ideias para o seu espaço.

    7. Encontre e respeite seu estilo pessoal

    É importante respeitar suas próprias preferências e estilo, além de levar em consideração o contexto e a funcionalidade de um espaço. Crie um espaço autêntico e confortável para você, deixando que a decoração reflita sua personalidade e gosto. Quando as crianças atingem uma certa idade, suas personalidades e preferências também devem ser levadas em consideração ao projetar seus quartos. Lendo livros, pesquisando, e praticando, você consegue descobrir seu senso de estilo único.

    Imagem: Spacejoy

    8. Saiba o que é tendência e o que é atemporal

    Isso é importante porque, se você não souber a diferença entre o que é popular atualmente e o que é atemporal, poderá facilmente gastar todo o seu dinheiro decorando um ambiente com muitos itens que são tendência, mas vão estar obsoletos em um ano. O melhor é manter os elementos fundamentais clássicos do design, por isso as luminárias mais populares em cozinhas e banheiros são tipicamente de cores neutras ou branco puro. A teoria por trás disso é que, se você mantiver uma base neutra, os componentes mais caros ou difíceis de substituir podem durar muitos anos, senão décadas. Projetar dessa maneira é sustentável. Você pode incorporar sua personalidade e estilo ao “sobrepor” elementos como toalhas, acessórios, tapetes, papel de parede e pintura, por exemplo.

    Imagem: Spacejoy

Em Alta

content

5 Melhores Aplicativos De Crochê

Se você é novo no crochê ou está procurando melhorar suas habilidades, um aplicativo de crochê pode ajudá-lo com tutoriais e dicas úteis.

Continue lendo
content

Tudo Sobre o Halloween: Dicas, Decorações e Fantasias

Querendo fazer uma festa de Halloween e não sabe por onde começar? Confira aqui dicas incríveis.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Recomendador Home Decoração-Aprender crochê por aplicativo

Tem vontade aprender crochê? Utilizar um aplicativo de crochê irá facilitar muito o aprendizado. Saiba como.

Continue lendo
content

Materiais de Demolição: Economia e Sustentabilidade em sua Construção

Planejando um projeto de reforma ou construção? Dê uma chance aos materiais de demolição e faça uma escolha sustentável e econômica.

Continue lendo
content

Os Robôs De Limpeza Vão Dominar A Sua Casa…

Com um robô de limpeza, você terá mais tempo livre para fazer o que realmente ama e curtir a vida sem se preocupar com a limpeza!

Continue lendo