Ambientes Da Casa

6 Dicas Para Decorar Uma Sala Pequena

Aproveite seu espaço ao máximo.

Anúncios

Se você mora em um apartamento ou casa pequena, decorar a sala pode ser um pouco desafiador. Você quer aproveitar ao máximo o espaço limitado que possui e, ao mesmo tempo, criar um espaço confortável e convidativo, certo? Felizmente, existem várias dicas de decoração que você pode usar para tornar sua sala de estar maior, mais funcional e elegante.

A seguir vamos dar algumas dicas valiosas na hora de decorar uma sala pequena:

1. Escolha uma paleta de cores neutras

Quando se trata de decorar um espaço pequeno, usar um esquema de cores neutras é uma excelente opção. Cores neutras como o branco, bege e cinza criam uma sensação de espaço e leveza, fazendo com que sua sala pareça maior do que realmente é. Você pode adicionar toques de cor em almofadas, tapetes e outros acessórios para dar destaque e contraste ao ambiente.

Imagem: Alyssia Moore / Instagram

2. Escolha móveis que se adaptem ao espaço

Um dos maiores erros que as pessoas cometem ao decorar uma sala pequena é escolher móveis grandes demais. Para aproveitar ao máximo seu espaço limitado, escolha móveis que se encaixem na escala da sala. Considere usar um sofá de dois lugares em vez de um sofá grande ou opte por uma poltrona compacta. Você também pode usar móveis multifuncionais como um pufe ou banco com armazenamento ou uma mesa de centro com armazenamento oculto para maximizar o espaço.

Imagem: Dwell

3. Pendure espelhos

Os espelhos são uma ferramenta fantástica para fazer um espaço peqeno parecer maior. Eles refletem a luz e criam uma ilusão de profundidade, tornando sua sala de estar mais espaçosa. Tente pendurar um espelho grande em uma das paredes ou usar um grupo de espelhos menores para criar um ponto focal.

Imagem: The Nordroom

4. Deixe a luz entrar

Uma boa iluminação é essencial em qualquer divisão, mas é particularmente importante numa sala pequena. A luz natural é a melhor opção, portanto, se possível, mantenha os tratamentos de janela mínimos para deixar entrar o máximo de luz possível. Use abajures de mesa, luminárias de chão e outras fontes de luz para criar um ambiente aconchegante.

Imagem: Future

5. Utilize o espaço vertical

Na hora de decorar uma sala pequena, não se esqueça de aproveitar o espaço vertical. Instale prateleiras ou estantes para criar espaço de armazenamento extra e use arandelas de parede ou luminárias pendentes para liberar espaço no chão. Você também pode usar uma planta alta ou uma obra de arte para chamar a atenção e criar a ilusão de altura.

Imagem: Sigmar

6. Escolha o tapete certo

Um tapete pode fazer toda a diferença em uma sala, mas escolher o tamanho ou padrão errado pode fazer sua sala parecer apertada. Para uma sala pequena, escolha um tapete proporcional ao tamanho da sala e que combine com os seus móveis. Considere usar um tapete com um padrão ou textura sutil para adicionar estilo sem sobrecarregar o espaço.

7. Mantenha a sala organizada

Por fim, uma das melhores dicas para decorar uma sala pequena é mantê-la organizada. Limite o número de acessórios e itens decorativos, e mantenha-os organizados e arrumados. Uma sala bagunçada pode fazer com que até mesmo a sala mais espaçosa pareça apertada e desconfortável.

Em Alta

content

Como Fazer Uma Linda Luminária Para Sua Casa

Criar sua própria luminária pode ser uma maneira sustentável e ecológica de decorar sua casa.

Continue lendo
content

Veja como reduzir sua Conta de Luz

Veja como reduzir sua conta de luz em até 95% de forma segura e sustentável. Você não pode perder essa chance!

Continue lendo