20 ideias para fazer cabeceiras criativas

cabeceiras criativas

As cabeceiras criativas têm desempenhado um papel importante nas camas desde os tempos antigos. Por exemplo, os gregos comem e socializam na cama além de dormir, então a cabeceira funciona como um encosto. No Renascimento, a cama era o principal móvel da casa e o local onde os visitantes interagiam.

Outro uso para uma cabeceira no passado era proteger a cama de correntes de ar nas noites frias. Durante a Idade Média, as camas tornaram-se enfeites de casa, com esculturas, copas ou tapeçarias elaboradas, acompanhadas de cabeceiras esculpidas e painéis arquitetônicos.

Para a arquiteta e urbanista Geovana Geloni Parra, além de paisagismo e deixar o ambiente mais confortável, a cabeceira também tem a função de proteger as paredes da sujeira, arranhões e proteger a cama do frio. “No caso das camas box, elas também podem ser usadas para fixar a cama em determinada posição e delimitar o espaço”, enfatiza o profissional.

Como alternativa às cabeceiras tradicionais, a Geovana informa muitos arquitetos e designers que optam por não usar cabeceiras nas camas, preferindo usar papel de parede para dividir o espaço, detalhes em gesso e até adesivos. “É uma abordagem inovadora, especialmente porque descobrimos que os clientes são mais abertos à novidade e muitas vezes mais econômicos do que as cabeceiras tradicionais”, explicou.

20 ideias para fazer cabeceiras criativas

Procurando uma alternativa acessível e fácil de fazer, confira essas opções de cabeceiras diferenciadas e criativas para dar uma repaginada no seu quarto e dar mais personalidade e estilo:

1. Cabeceira estofada

Para fazer uma cabeceira tufada – um desenho geométrico com acabamento em tecido – você precisa de uma tábua de madeira no formato desejado. Use uma furadeira para costurar os botões, prenda a manta acrílica e a espuma e grampeie o interior. Depois, é só colocar o tecido de sua preferência e costurar os botões usando as marcações feitas anteriormente.

Foto: Reprodução / Schue Love

2. Cabeceira funcional

Essa ideia é uma ótima opção se você tem um ambiente aberto e sua cabeceira não fica encostada na parede. Use um armário antigo, ou monte um de tábuas, faça a cabeceira da cama na parte de trás do armário e mostre o interior. Adicione barras de metal para pendurar cabides e pinte-os da sua cor favorita.

Foto: Reprodução / Vtwonen

3. Cabeceira de livros

Use pranchas para colocar os livros para que fiquem visualmente agradáveis, sem sobrar espaço. Anote a ordem dos livros que você escolher no quadro-negro. Pregue os grampos na placa, deixando duas folhas soltas, pois devem ser coladas para esconder os pregos. É visualmente bonito e único.

Foto: Reprodução / Design Every Day Blog

4. Cabeceira de Madeira Antiga

Reutilize madeira não utilizada: carregue-as e use as protuberâncias na parte de trás para prendê-las. O ideal é usar tamanhos diferentes para deixar o resultado esteticamente mais agradável. Se quiser, escreva uma frase com giz para dar mais personalidade ao móvel.

Foto: Reprodução / Design Sponge

5. Cabeceira de MDF escalonada

Para trazer mais beleza e cor ao cômodo, use placas finas de MDF e escalone-as, colando-as com cola de madeira. Por fim, escolha tintas de cores vivas para torná-lo mais interessante.

Foto: Reprodução / Little Bir Funky

6. Cabeceira de Janela Antiga

Ótimo para reaproveitar janelas antigas e sem uso, delineie as paredes com fita adesiva para localizar corretamente os detritos. Parafuse as janelas na parede para que elas se encaixem perfeitamente. Pinte na cor escolhida se desejar.

Foto: Reprodução / Liz Marie Blog

7. Cabeceira com Mosaico de Madeira

Usando tábuas de madeira, cole pequenos pedaços desse material em tamanhos diferentes com fita dupla face ou cola de madeira para criar um mosaico. Escolha uma madeira em tons escuros para garantir que a cabeceira tenha o visual mais rústico.

Foto: Reprodução / Sugar and Cloth

8. Cabeceira de renda

Para este projeto, basta fazer uma moldura retangular de tábuas, passar fitas aleatórias de cores e padrões diferentes e colá-las com cola quente. Por fim, escolha um pedaço de fita e cole-o em toda a moldura, escondendo as pontas restantes.

Foto: Reprodução / Sawdust Girl

9. Cabeceira com Fios de Luzes

Como reutilizar as luzes de Natal depois das férias? Para fazer esta cabeceira, basta pregar o abajur na parede, formando o contorno da casa. É possível escolher outros desenhos.

Foto: Reprodução / Vtwonen

10. Cabeceira Pegboard

Use pegboard – placa Eucatex perfurada, muito comum em oficinas – para fazer uma cabeceira versátil e funcional. Fixe o pegboard na parede e adicione o que quiser através de ganchos, desde vasos e molduras até suportes de arame.

Foto: Reprodução / Sugar and Cloth

11. Cabeçalho de porta antigo

Você tem uma porta antiga sem uso? Aproveite este item descartado e faça uma linda cabeceira. Lixe a porta, pinte-a de sua cor favorita e, se desejar, adicione sancas de madeira para uma aparência mais agradável.

Foto: Reprodução / Infarrantly Creative

12. Cabeceira de Madeira

Usando tábuas de tamanhos variados, prenda-as com pregos ou parafusos em uma moldura retangular feita de blocos de madeira. Para deixá-la mais bonita, quanto mais irregular for a disposição das lascas de madeira, melhor será o efeito.

Foto: Reprodução / Rice design Blog

13. Cabeceira de Corda

Use tábuas de madeira ou até mesmo uma porta velha como base para sua cabeceira. Usando cola quente, forre a cabeceira da cama com barbante, tomando cuidado para não deixar lacunas. vai ficar lindo!

Foto: Reprodução / Our Fifth House

14. Cabeceira com luminosa e adesivos

Pegue um pedaço de madeira e pinte-o da cor que quiser. Coloque os parafusos na forma desejada para o desenho e passe o cordão de luzes através dos parafusos. Adesivo luminoso com cola quente. resultado? Um paraíso que agradaria a qualquer criança.

Foto: Reprodução / DIY Network

15. Prateleira de cabeceira

Que tal adicionar uma prateleira no lugar de uma cabeceira tradicional? Seja pré-fabricada ou autoconstruída, a estante é uma ótima opção, além de embelezar o ambiente, também garante a funcionalidade do móvel.

Foto: Reprodução / Robin Happy at Home

16. Cabeceira de flores de papel

Usando as tábuas recortadas, adicione flores de papel, colocando-as nos recortes da cabeceira.

Foto: Reprodução / Design Love Fest

17. Cabeceira com Gavetas

Reutilize gavetas velhas e faça lindas cabeceiras. Para fazer isso, empilhe-os aleatoriamente e conecte-os uns aos outros. Pinte-os da cor de sua escolha e, se quiser, adicione papel contact na parte inferior deles para uma aparência mais caprichosa.

 Foto: Reprodução / BHG

18. Cabeceira de Alumínio

Usando papel alumínio, um material encontrado em lojas especializadas em metal, crie uma cabeceira envolvendo o metal e colando-o ao MDF para obter um visual quadriculado. Por fim, prenda a placa na parede.

Foto: Reprodução / Renew Redo

 

19. Cabeceira marroquina com almofadas de borracha

Desejando uma cabeceira étnica? Em seguida, reutilize o tapete de borracha, pinte-o da cor de sua preferência e prenda-o na prancha que foi previamente pintada em cor contrastante. Por fim, adicione uma moldura de madeira na mesma cor do tapete.

Foto: Reprodução / Kara Paslay Designs

20. Cabeceira Tecido

Outra opção para uma cabeceira de tecido, aqui usando fios de algodão de cores diferentes, que são presos em uma moldura de madeira. Para deixar a cabeceira ainda mais especial, prenda suas fotos favoritas com mini prendedores de roupa.

Foto: Reprodução / Diycore

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Tua Casa

CONTINUE LENDO O NOSSO CONTEÚDO:

Cozinha gourmet, você sabe o que é?

Como organizar a casa: 20 dicas para manter a casa sempre arrumada

Dicas Fáceis De Organização | Como Fazer Colmeia Organizadora em 6 passos

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.