As cabeceiras têm sido uma parte importante das camas desde os tempos antigos. Por exemplo, os gregos comiam e socializavam em suas camas, de modo que a cabeceira funcionava como um encosto. Durante a Renascença, a cama era a principal peça de mobiliário da casa, proporcionando uma oportunidade para socializar com os hóspedes. As cabeceiras eram utilizadas para evitar correntes de ar nas noites frias, o que poderia ter impedido o sono. As cabeceiras eram peças decorativas na Idade Média, com cabeças esculpidas e painéis animados que adornavam as camas elaboradas. Na Idade Média, a cama se tornou uma peça decorativa de mobiliário em casa.
Para a arquiteta e urbanista Geovana Geloni Parra, a cabeceira da cama além de embelezar o ambiente e deixá-lo mais aconchegante, tem como funcionalidade proteger a parede de sujeiras, arranhões e também de abrigar a cama do frio. “No caso de camas box também são úteis para a fixação da cama em uma posição, e delimitar os espaços”, ressalta a profissional.
Como alternativa à cabeceira tradicional, Geovana informa que muitos arquitetos e designers tem optado em não utilizar cabeceiras nas camas, preferindo, por exemplo, papéis de parede para demarcação do espaço, detalhes em gesso, ou até mesmo adesivos. “É uma maneira de inovar, principalmente quando encontramos clientes mais abertos a novidades, além de muitas vezes ser mais econômico em comparação com cabeceiras tradicionais”, explica.
20 ideias para fazer uma cabeceira criativa
Buscando alternativas acessíveis e fáceis de fazer, confira a seleção abaixo de cabeceiras diferenciadas e criativas para modificar seu quarto e deixá-lo com mais personalidade e estilo:
1. Cabeceira de cama capitonê
FOTO: REPRODUÇÃO / SCHUE LOVE
Para fazer esta cabeceira em capitonê -– acolchoado em tecido formando desenhos geométricos –- é necessária uma placa de madeira no formato desejado. Fure com uma furadeira os pontos para os botões, prenda a manta acrílica e espuma para fazer o estofamento com um grampeador. Depois, é só colocar o tecido escolhido e costurar os botões utilizando a marcação feita previamente.
2. Cabeceira funcional
FOTO: REPRODUÇÃO / VTWONEN
Esaa ideia é uma ótima opção se você possui um ambiente aberto e sua cabeceira não fica encostada na parede. Utilizando um armário antigo, ou montando um com placas de madeira, faça da cabeceira a face posterior do armário e deixe à mostra a parte interna. Adicione uma barra de metal para colocar cabides e pinte da sua cor favorita.
FOTO: REPRODUÇÃO / DESIGN EVERY DAY BLOG
Utilizando uma placa de madeira, posicione os livros de forma que fique visualmente bonito, sem nenhum espaço sobrando. Anote na placa a ordem dos livros escolhidos. Pregue o livro na placa, deixando duas folhas soltas, já que as mesmas deverão ser coladas para esconder o prego. Fica visualmente bonito e exclusivo.
4. Cabeceira de MDF entrelaçado
FOTO: REPRODUÇÃO / LITTLE BIR FUNKY
Para trazer mais beleza e cor ao cômodo, utilize placas finas de MDF e entrelace-as, colando-as com cola para madeira. Para finalizar, escolha uma tinta em tom vibrante para deixá-la ainda mais divertida.
5. Cabeceira com janelas antigas
FOTO: REPRODUÇÃO / LIZ MARIE BLOG
Ótima opção para reaproveitar janelas antigas e já sem uso, demarque na parede com fita adesiva para posicionar corretamente as peças. Parafuse as janelas à parede de modo que fiquem bem firmes. Se desejar, pinte na cor escolhida.
6. Cabeceira com mosaico de madeira
FOTO: REPRODUÇÃO / SUGAR AND CLOTH
Utilizando uma placa de madeira, cole com adesivos dupla face ou cola para madeira pequenos pedaços desse material com tamanhos diferenciados, formando um mosaico. Escolha uma madeira com tons escuros para garantir o visual mais rústico da cabeceira.
7. Cabeceira de macramê
FOTO: REPRODUÇÃO / SAWDUST GIRL
Para esse projeto, basta fazer uma armação em formato retangular com placas de madeira, passar fitas com cores e padrões variados de forma aleatória e colá-las com cola quente. Para finalizar, escolha uma fita e cole por toda a armação, escondendo as pontas remanescentes.
8. Cabeceira com cordão de luzes
FOTO: REPRODUÇÃO / VTWONEN
Que tal reaproveitar as luzes de Natal quando a época de festas passar? Para fazer esta cabeceira, basta pregar as luzes junto à parede, formando a silhueta de uma casa. Há a possibilidade de escolher outros desenhos.
9. Cabeceira de pegboard
FOTO: REPRODUÇÃO / SUGAR AND CLOTH
Utilizando um pegboard –- placa de Eucatex furada, muito comum em oficinas –- faça uma cabeceira versátil e funcional. Fixe o pegboard à parede e adicione itens que desejar através de ganchos, desde um vaso, quadros até suportes de arame.
10. Cabeceira de porta antiga
FOTO: REPRODUÇÃO / INFARRANTLY CREATIVE
Possui uma porta antiga sem uso? Aproveite este item que seria descartado e faça uma bela cabeceira. Lixe a porta, pinte na sua cor favorita e, se desejar, adicione sancas de madeira para deixar o visual mais bonito.
11. Cabeceira de placas de madeiras
FOTO: REPRODUÇÃO / QUATTRINO ARQUITETURA
Utilizando placas de madeiras de tamanhos desiguais, fixe-as com pregos ou parafusos em uma estrutura retangular feita com pedaços de madeira. Para ficar mais bonita, quanto mais irregular o alinhamento dos pedaços de madeira, melhor o resultado.
FOTO: REPRODUÇÃO / DIY NETWORK
Separe uma placa de madeira e pinte-a da cor que quiser. Coloque parafusos no formato desejado para o desenho e transpasse o cordão de luzes pelos parafusos. Adicione com cola quente adesivos que brilhem no escuro. O resultado? Um céu de encantar qualquer criança.
13. Cabeceira de prateleira
FOTO: REPRODUÇÃO / ROBIN HAPPY AT HOME
Que tal adicionar uma prateleira no lugar da cabeceira tradicional? Seja ela pré-fabricada ou construída por você, a prateleira pode ser uma boa opção, já que além de embelezar o ambiente, garante funcionalidade ao móvel.
14. Cabeceira com flores de papel
FOTO: REPRODUÇÃO / DESIGN LOVE FEST
Utilizando uma placa de madeira recortada, adicione flores de papel, encaixando-as nos recortes da cabeceira. Opção versátil e colorida, com certeza alegrará o ambiente.
15. Cabeceira de folhas de alumínio
FOTO: REPRODUÇÃO / RENEW REDO
Utilizando folhas de alumínio, material encontrado em lojas especializados em metais, faça uma cabeceira entrelaçando o metal e colando-o em uma placa de mdf, de modo a ficar com o visual quadriculado . Para finalizar, fixe a placa à parede.
16. Cabeceira marroquina com tapete de borracha
FOTO: REPRODUÇÃO / KARA PASLAY DESIGNS
Desejando uma cabeceira étnica? Então reaproveite um tapete de borracha, pintando-o na cor escolhida e fixando-o em uma placa de madeira previamente pintada em uma cor contrastante. Para finalizar, adicione uma moldura de madeira na mesma cor do tapete.
17. Cabeceira trançada
FOTO: REPRODUÇÃO / DIYCORE
Mais uma opção de cabeceira trançada, aqui são utilizados cordões de algodão em cores variadas, que são fixados em uma moldura de madeira. Para deixar a cabeceira ainda mais especial, prenda suas fotos favoritas com mini pregadores.
18. Cabeceira com tecido adesivo
FOTO: REPRODUÇÃO / METAL AND MUD
Utilizando um tecido adesivo, corte a cabeceira no tamanho e formato desejado. Cole na parede cuidando para que não fique torto.
19. Cabeceira feita de tapete
FOTO: REPRODUÇÃO / APARTMENT THERAPY
Deseja um cômodo aconchegante? Pendure um tapete bem felpudo no lugar da cabeceira. Dessa forma, trará mais conforto e aquecerá o quarto.
20. Cabeceira com citação
FOTO: REPRODUÇÃO / I’M BEETLE BAILEY
Possui uma frase ou citação favorita? Pinte-a em uma placa de madeira com o auxílio de fita adesiva para demarcar as letras e pendure-a sobre a cama. Seus dias serão mais produtivos e inspirados.