10 conselhos para quem quer começa da fazer crochê hoje mesmo

crochê

Crochê  – Alguns dirão que aprender a fazer crochê é muito difícil, mas a realidade é que você só precisa conhecer e praticar as estratégias básicas para começar. Diga adeus ao medo!

O padrão de crochê

Esse é o ponto de partida. Existem diferentes técnicas de fixação. Uma delas é passar o fio sobre o dedo indicador da mão auxiliar e depois o fio sobre o polegar (de baixo para cima).

Use imediatamente os dedos restantes dessa mão para segurar os dois fios solto. Com a outra mão, pegue a agulha e prenda-a no laço ao redor do polegar.

Use o gancho para pegar a linha que sai do dedo indicador e puxe-a. Na próxima etapa, insira no loop do polegar.

Agora conheça os 10 conselhos para quem quer começa da fazer crochê hoje mesmo:

1. Trabalhar com bolas em vez de meadas

Antes de começar a fazer, é muito prático fazer uma bola com a meada. Você pode fazer este trabalho à mão, ou melhor ainda, usar um rolo de bola. Isso evitará os emaranhados típicos dos iniciantes.

2. Prepare o ambiente

Uma chave importante é cuidar de tudo que possa ser um obstáculo no ambiente. Pulseiras e anéis, por exemplo, são acessórios que costumam atrapalhar. Se você tem cabelo muito comprido, penteie e prenda-o. Além disso, mantenha seus gatos fora da sala onde você fará crochê.

3. Enfie bem o fio

O truque é posicionar o novelo de modo que ele se desenrole facilmente enquanto você tricota. Ao fazer crochê em uma poltrona, você tem duas opções: colocar o fio no chão, ao lado dos pés ou no colo. Por outro lado, coloque o material em sua carteira ou bolsa em um carro ou avião em movimento.

4. Substitua os ganchos se necessário

Pessoas inexperientes tendem a exercer pouca ou muita força. Com isso em mente, se o seu trabalho for muito apertado, opte por uma agulha de crochê maior. Se estiver muito solto, escolha um menor.

É interessante testar diferentes ganchos antes de um novo projeto, e o momento perfeito é quando você está testando o medidor. Isso é importante para dimensionar a peça corretamente.

Evite trocar os ganchos no meio. Caso contrário, os pontos não serão consistentes. Também trocar um crochê por outro do mesmo tamanho, mas de um fabricante diferente, pode causar problemas.

5. Conte todos os pontos e marque as iniciais

Se você é iniciante ou experiente, marque sempre o primeiro ponto. Conte também os pontos no final de cada carreira para verificar se não tricotou um a menos ou um a mais.

6. Corrija os erros

É normal cometer um erro ao fazer isso. Se isso acontecer, não se desespere! Há remédio para tudo.

As pessoas que fazem crochê muitas vezes têm medo de desembaraçar o que fizeram, mas isso é permitido. Corte os pontos até chegar na linha onde está o erro e comece novamente.

7. Use sua criatividade

É ótimo para experimentar e liberar sua criatividade. Ao praticar e experimentar, você não será mais um iniciante:

Variar as cores atribuídas a um padrão.

  • Escolha fios diferentes.
  • Adicione ou remova detalhes. Por exemplo, se um padrão pede franjas que você não gosta, substitua a borda.
  • Adicione listras em um padrão simples, varie os pontos, combine um suéter com mangas compridas em vez de mangas curtas ou transforme um decote de uma peça .

8. Compre material suficiente

Melhor muito do que muito pouco. Então faça seus cálculos muito bem para que você não fique sem fio ou meio fio. Neste caso, você pode não obter o mesmo tom.

9. Mantenha uma boa postura

Manter uma postura adequada da coluna principalmente  é fundamental para a sua saúde boa e naão se lesionar com dores. Procure sempre ficar em uma posição confortável, sente-se em uma cadeira com as costas retas sem se inclinar para frente.

10. Não faça muitos projetos de crochê de uma só vez

É uma tentação que muitos sucumbem. Mas a verdade é que você tem que estabelecer limites, e isso é feito melhor com não mais do que três ou quatro projetos por vez. Caso contrário, você vai acabar com todos os negócios inacabados.

Gostou ? Que tal continuar lendo nosso conteúdo:

Materias para começar no Crochê

Tapete de crochê retangular para cozinha: Veja 15 ideias

Como fazer crochê: dicas para iniciantes e passo a passo

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.